quinta-feira, 7 de maio de 2009

Reforma Política, voto na LISTA

Ressurge com força no Congresso a idéia de introduzir no país via reforma constitucional o voto em lista fechada nas eleições para o legislativo.
É assim que o povo vota nas democracias mais desenvolvidas. Não se escolhe o candidato “a” ou o candidato “b” e sim uma lista previamente elaborada pelos partidos políticos.
São os partidos que colocam na lista os nomes de sua preferência, não cabendo ao eleitor fazer nenhum tipo de interferência para alterar a ordem dos candidatos. Vota-se na lista e ponto final. Se determinado partido obtiver os votos necessários para eleger 10 representantes, por exemplo, são considerados eleitos os 10 primeiros integrantes da lista.
Por um lado seria um avanço porque contribuiria para despersonalizar as eleições para o parlamento, obrigando o eleitor a optar por um partido e não por um candidato isoladamente. Mas, por outro, seria um baita retrocesso.Como os partidos políticos no Brasil têm dono, caberia unicamente a esses a seleção dos nomes para compor as listas, o que talvez não convenha à democracia nem à nossa subdesenvolvida representação proporcional. ( Inaldo Sampaio, Política com "P" Maiúsculo)

Nenhum comentário: