segunda-feira, 25 de maio de 2009

Política de Segurança Pública


No dia em que os jornais trazem matéria sobre a prisão do assassino do professor Igor Duque, o tema da segurança voltou a ser o foco do debate da Rádio Clube AM. No final da manhã de hoje, o deputado Sérgio Leite (PT), o ex-governador e candidato a uma vaga na Câmara Federal Joaquim Francisco e o advogado João Bosco Albuquerque colocaram as suas opiniões sobre o trabalho de prevenção e combate à violência em Pernambuco.

“Pago os meus impostos e não vejo resultado. Saio de casa sabendo que estou vivo, mas não sei de volto”, disse Albuquerque em meio a uma série de críticas à segurança pública. Ele defende uma maior atuação policial, qualificação dos quadros da corporação e uma reavaliação do trabalho das entidades em defesa dos direitos humanos. “ Muitas vezes o policial não age de forma enérgica por medo de perder a farda. Ele não tem autonomia”, disse.

O deputado Sérgio Leite (PT), que integra a bancada de sustentação do Governo na Assembleia, destacou o caráter democrático da construção do Pacto Pela Vida, política estadual de segurança do governo Eduardo Campos. “Viemos de uma situação de caos e não podemos resolver a problemática do dia para a noite. Estamos avançando. A segurança está na pauta do dia do governador. Estamos realizando trabalhos preventivos nas áreas de risco,com ações de Educação e Cidadania,entre outras. Além disso,aumentamos em 25% o efetivo policial e estamos qualificando a tropa.O Pacto pela Vida é uma política de segurança construída com a participação de vários segmentos da sociedade”, ressaltou.

O ex-governador Joaquim Francisco concorda que o problema da segurança não se resolve de forma rápida. “Sem a ordem não existe solução a curto prazo”, afirmou. Ele defende a implantação de uma secretaria da Ordem Pública, a exemplo da instalada pelo prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PMDB). Para ele, o tema de segurança deve fazer parte da pauta diária das reuniões dos prefeitos, governadores e do presidente Lula. (Magno Martins)

Nenhum comentário: