segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Pernambuco recebe última visita do presidente Lula

O governador Eduardo Campos recebe o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua última visita ao Estado no cargo de chefe da nação, amanhã (28). O primeiro compromisso do presidente em Pernambuco será o lançamento da pedra fundamental da nova fábrica que a Fiat Automóveis vai construir em Suape, um investimento de R$ 3 bilhões e que vai gerar quase 3,5 mil empregos diretos. O evento acontecerá às 14h30 e contará com a presença do presidente da Fiat para a América Latina, Cledorvino Belini.

A nova fábrica terá capacidade para produzir cerca de 200 mil unidades por ano e é considerada um investimento estratégico para a empresa, para o Estado de Pernambuco e para o Nordeste, pois se insere em um amplo programa de industrialização e desenvolvimento econômico e social da região. O projeto inclui também a implantação, por iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, de Centro de Treinamento e Capacitação, para qualificar os recursos humanos a serem demandados pelo polo automotivo de Pernambuco.

Luiz Gonzaga – Às 17 horas, Eduardo, Lula e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, darão início às obras do centro cultural Cais do Sertão Luiz Gonzaga, em festividade no Marco Zero. O projeto é resultado de uma parceria entre o MinC, governo estadual e Porto de Recife, com investimento de R$ 26 milhões. Além de um museu e de um memorial a Gonzagão, o Cais do Sertão será um centro de referência da cultura nordestina. Sediado no Armazém 10, no Porto de Recife, será o primeiro museu nacional high tech e de grande porte em Pernambuco.

O projeto pretende unir diversão e conhecimento sobre a vida do Rei do Baião por meio de tecnologia e criatividade. Para o espaço, de sete mil metros quadrados, estão previstos cursos de dança e música, oficina de instrumentos musicais, estúdios, auditórios, biblioteca, mídiateca, exposições temporárias, bar e restaurante. O projeto arquitetônico ficou a cargo de Marcelo Ferraz e a parte museológica foi elaborada por Isa Grispum.

O presidente Lula anunciará ainda a doação de um terreno da União para a instalação de uma escola de música a ser gerida pela Associação Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, no bairro da Cabanga, próximo à Compesa, em frente ao Quartel do 7º Depósito de Suprimento do Exército. Hoje, a orquestra tem 160 meninos e meninas.

Nenhum comentário: