quinta-feira, 1 de junho de 2017

Gabinete de Crise segue avançando na melhoria da saúde e qualidade de vida das vitimas das chuvas dos 24 municípios em estado de Emergência

Mais uma importante ação em assistência aos pernambucanos vítimas das fortes chuvas do último final de semana foi realizada nesta quinta-feira (01.06). O Governo de Pernambuco e o Exército iniciaram a montagem do Hospital de Campanha, que começa a atender, já nesta sexta-feira (02.06), a população de Rio Formoso e vizinhança. Hoje, também começaram a chegar aos municípios afetados os primeiros lotes dos 24 kits de medicamentos emergenciais enviados pelo Ministério da Saúde. Outro grande avanço do dia foi o acréscimo significativo no número de donativos entregues aos desabrigados e desalojados da Mata Sul e Agreste.

A unidade hospitalar das Forças Armadas em Rio Formoso funcionará 24 horas por dia e irá beneficiar também os municípios vizinhos que necessitarem de assistência, realizando cerca de 150 atendimentos e 70 procedimentos diários. O equipamento possui 900 m² e contempla dez barracas de 48 metros quadrados, sete leitos de observação e uma sala para urgência e emergência. Ao todo, 35 profissionais de saúde, um médico, um enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem serão responsáveis pelos atendimentos na unidade.

Em relação aos medicamentos emergenciais enviados pelo Governo Federal, cada kit tem capacidade para atender 1,5 mil pessoas por um mês e contém 48 itens, sendo 30 medicamentos, tais como antibióticos, analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, corticoides, vermífugos, entre outros. Há, ainda, 18 insumos, como esparadrapos, seringas, luvas e hipoclorito de sódio. Os kits estão sendo distribuídos para os municípios de Água Preta, Amaraji, Barra de Guabiraba, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Primavera, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré.

Para a pronta assistência, foram arrecadados em doações e entregues, nesta quinta-feira, aos municípios em estado de Emergência, aproximadamente 35,5 toneladas de alimentos; 16,8 mil litros de água potável; 10,8 mil pães; 18,5 toneladas de roupas; 20.800 metros quadrados de lona; e 150 kits dormitório. 

Até o momento, Pernambuco contabiliza cinco mortes, um desaparecimento, 4.363 desabrigados (abrigados em prédios públicos) e 41.768 desalojados (abrigados em casa de parentes e amigos), em decorrência das fortes chuvas que atingiram as regiões da Mata Sul, Agreste e Região Metropolitana do Recife nos últimos dias.  

Para a recuperação e restabelecimento dos serviços públicos e do comércio nas cidades atingidas, as intervenções de limpeza e desobstrução de ruas, estradas, acessos e pontes continuam atuando com os maquinários necessários, como retro-escavadeiras e caçambas. O objetivo inclui também tirar do isolamento distritos, áreas rurais e localidades mais afetadas. 

RESSOCIALIZAÇÃO – Em meio a tanta devastação, uma ação chama atenção. A partir desta sexta-feira, 12 mil pães franceses serão produzidos por 35 reeducandos, que já trabalham nas cozinhas de seis unidades prisionais do Estado, para serem distribuídos entre desabrigados e desalojados.

A ação é fruto de uma parceria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) e o Centro de Abastecimento Alimentar (Ceasa), e seguirá na produção dos alimentos até que a situação nos municípios se normalize.

Os pães estão sendo produzidos nas três unidades prisionais do Complexo Prisional do Curado (Pjallb, Pamfa e PFDB); no Centro Regional do Agreste (CRA), em Canhotinho; no Presídio Romildo da Rocha Leão (PRRL), em Palmares; e no Presídio Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru. Os detentos que estão trabalhando na ação, apesar de já atuarem na cozinha das unidades, consideram este trabalho especial. 

“A gente faz isso todo dia, mas agora é com mais amor ainda porque a gente está ajudando a quem precisa”, destaca Emerson Francisco da Silva, 20 anos, há três meses trabalha na padaria do Pjallb.  

CONVOCAÇÃO SAÚDE – Além dos trabalhos de assistência às vítimas da chuva dos últimos dias, o Governo de Pernambuco convocou mais 974 profissionais para fortalecer o atendimento da rede estadual de saúde. O ato de nomeação foi autorizado ontem (31.05), pelo governador Paulo Câmara, e publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (01/06). 

Com mais esse chamado, sobe para 5.481 o número de convocados dos concursos da Saúde desde 2015, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais áreas do setor. A previsão é de que comecem a atuar a partir de julho próximo. Além disso, um novo certame para a categoria está sendo planejado e tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano, já que diversas especialidades já não possuem profissionais para convocação.


Fotos: Divulgação/Governo de Pernambuco

Nenhum comentário: