sexta-feira, 2 de junho de 2017

Armando se solidariza com vítimas das enchentes e cobra do governo indicação mais clara de prioridades

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) participou, nesta sexta-feira (2), da reunião com as bancadas federais de Pernambuco do Senado e da Câmara dos Deputados com o governo do Estado para discutir ações destinadas às vítimas das enchentes na Mata Sul e no Agreste. O líder petebista se solidarizou com a população vitimada pela tragédia, destacando que o momento exige convergência para que Pernambuco enfrente os desafios com melhores resultados. Na ocasião, Armando cobrou do governo estadual a indicação mais objetiva de planejamento e de obras prioritárias, para que os parlamentares possam auxiliar na sua agilização junto ao governo federal. 

“Estamos comprometidos com o encaminhamento dessas soluções, oferecendo nossa disposição de continuarmos a colaborar. Mas precisamos de uma orientação mais concreta do Governo do Estado em relação à estimativa de custo, àquilo que será priorizado, à indicação clara das fontes e das contrapartidas que o Estado poderá oferecer”, afirmou o senador Armando Monteiro. “O sentido dessa reunião é para que todos possamos, juntos, promover esforços par atenuar o sofrimento da população de Pernambuco, que é, mais uma vez, duramente atingida por essas ocorrências”, completou o líder petebista.

O senador enfatizou que o momento é de se construir uma agenda para responder aos desafios que Pernambuco enfrenta, de criar um sistema de contenção através de barragens, que evite novas tragédias no futuro. “Estamos aqui muito menos para inventariar culpa e muitos mais para construirmos uma agenda que, de alguma maneira, responda de maneira definitiva o desafio que Pernambuco tem, que é de criar efetivamente um sistema de contenção, através dessas barragens. E que evite a repetição de uma tragédia como essa, que tanto sofrimento tem causado”, disse.

Armando destacou a importância das obras de caráter preventivo e estruturante que propiciariam a Pernambuco um sistema de contenção, de modo a evitar a repetição de tragédias como a que ocorreram no último final de semana, deixando 31 municípios em situação de emergência e mais de 55 mil pessoas desalojadas. “A priorização dessas obras não se deu de maneira clara, com critérios claros. Várias obras tiveram execução parcial e há indicação de que ocorreram falhas de projetos, que, de alguma maneira, concorreram para essa situação”, colocou.

AGENDA INTENSA – Desde a última segunda-feira (29), Armando defendeu a união de forças, independentemente de partidos, para enfrentar as consequências das enchentes no estado. Dentro do escopo de suas atribuições parlamentares, participou de intensa agenda em Brasília para amenizar o drama das famílias atingidas. No Senado, o petebista propôs a liberação imediata do saque do FGTS para as vítimas das enchentes. Sugestão que foi defendida depois por toda a bancada federal de Pernambuco, na Câmara dos Deputados. Além dessa pauta, reivindicou no Ministério da Integração Nacional a repactuação dos investimentos necessários para retomar obras de quatro barragens.

VISITAS – Em solidariedade às vítimas das cheias, Armando Monteiro visita, nesta sexta-feira (2), os municípios de Ipojuca, Rio Formoso, Palmares e Joaquim Nabuco. O senador vai se colocar à disposição dos governos municipais para agilizar projetos e liberação de recursos para ajudar na reconstrução das cidades.

Nenhum comentário: