segunda-feira, 17 de setembro de 2018

A VERDADE SOBRE A FACULDADE DE MEDICINA DE ARCOVERDE: UMA CONQUISTA LEGÍTIMA DA PREFEITA MADALENA BRITTO

Há uma máxima inquestionável, seja na comunicação, na política ou na vida: “Contra fatos não existem argumentos”. Nos últimos dias, o marketing do candidato Zeca Cavalcanti, que disputa uma vaga de deputado federal pelo PTB, tem divulgado nas redes sociais e em carros de som que o parlamentar seria o responsável pela futura implantação de uma faculdade de medicina em Arcoverde. Mas o arcoverdense precisa ficar atento, porque a verdade dessa história não é exatamente assim como a propaganda política do candidato quer contar. É importante fazer justiça e deixar tudo claro.

A verdade é que o parlamentar do PTB, com certo oportunismo eleitoral, parece ter-se aproveitado de suas relações políticas com aliados do Governo Michel Temer para tentar apropriar-se de uma conquista que, como comprovam os fatos, não lhe pertence. Afinal, não há qualquer registro de ações efetivas do deputado para trazer a faculdade. Ao que parece, ele apenas recebeu uma informação sobre o nome da instituição escolhida e divulgou na  propaganda de campanha como conquista sua. Nada mais. 

Diante disso, é preciso fazer justiça e dar o mérito a quem realmente tem direito e merece. Todos que acompanham os meios de comunicação ficaram surpresos com o anúncio feito pelo candidato Zeca. Porque é público e notório: a conquista da Faculdade de Medicina de Arcoverde é fruto de uma luta de mais de três anos da prefeita Madalena Britto.

É estranho e inútil o candidato Zeca Cavalcanti usar de artifícios políticos para tentar mudar uma história tão transparente. Porque os fatos são públicos e estão todos registrados. Já em 02 de junho de 2015, o site oficial da Prefeitura de Arcoverde publicava reportagem com o seguinte título: ARCOVERDE AVANÇA MAIS UMA ETAPA PARA CONQUISTAR FACULDADE DE MEDICINA. O texto da matéria, publicada em 02.06.2015, ressaltava:

“A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, participou nesta terça-feira (02) no Ministério da Educação, em Brasília, de uma audiência na qual foi discutido o procedimento de instalação da faculdade de Medicina na cidade. Durante a reunião foi aprovada mais uma etapa do processo, que começou desde que a Prefeitura fez adesão ao Programa Mais Médico do Governo Federal. Agora, o Ministério da Educação vai enviar técnicos que vão visitar o município e estudar a viabilidade e conhecer o possível local onde a faculdade seria construída”.


Quem quiser conferir, é simples: basta consultar o link indicado acima no site oficial da Prefeitura de Arcoverde. E, conforme noticiado na reportagem, depois de várias outras visitas da prefeita Madalena Britto a Brasília, o Ministério da Educação deu prosseguimento ao processo com vasta divulgação na internet e meios de comunicação. 

Matérias de janeiro e fevereiro de 2018 (“INSTALAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA ENTRA EM NOVA ETAPA” – 24.01.2018 – link: http://www.arcoverde.pe.gov.br/noticias/3060/instalacao-da-faculdade-de-medicina-entra-em-nova-etapa); “VISITA DOS AUDITORES DO MEC RENDE EXPECTATIVA POSITIVA PARA INSTALAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA” – 01.02.2018 – link: http://www.arcoverde.pe.gov.br/noticias/3073/visita-dos-auditores-do-mec-rende-expectativa-positiva-para-instalacao-da-faculdade-de-medicina) registram os avanços da batalha da prefeita para a conquista da Faculdade de Medicina para Arcoverde.

A conclusão – com sucesso - dos esforços da prefeita Madalena Britto se deu ainda em 21 de fevereiro deste ano, quando o site oficial da prefeitura divulgou a seguinte manchete: “MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO: ARCOVERDE ESTÁ APTA A RECEBER A FACULDADE DE MEDICINA”. Aqui, vale também destacar uma parte do conteúdo, que dizia:

“Por meio de comunicado divulgado na manhã desta quarta-feira, 21 de fevereiro, o Secretário de Regulamentação e Supervisão da Educação Superior, Henrique Sartori de Almeida Prado, informou que o município de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, está entre as cidades brasileiras com resultado satisfatório para a implementação da Faculdade em Medicina.”


Para finalizar todo o processo e não restar mais dúvidas sobre o papel único e fundamental de Madalena Britto para a conquista da Faculdade de Medicina para a nossa cidade, em 20 de março de 2018,  a prefeita assinou, no Ministério da Educação, em Brasília, o termo de compromisso, fato também divulgado publicamente na seguinte reportagem: “MADALENA ASSINOU TERMO DE COMPROMISSO PARA A INSTALAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA NO MEC”. Essa reportagem teve o seguinte conteúdo:

“Está cada vez mais próximo de se tornar realidade o sonho de muito filhos de Arcoverde em poder cursar Medicina sem precisar sair da cidade e se distanciar da família. É que a Prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, assinou o termo de compromisso para a instalação da Faculdade de Medicina, nesta terça-feira (20 ), no Ministério da Educação, em Brasília.”


Lamentamos ver o candidato Zeca Cavalcanti (PTB) utilizar-se de manobras eleitoreiras para tentar enganar os arcoverdenses, usando relações com seus aliados do Governo Temer para apropriar-se de conquistas que não são suas. Os fatos estão expostos e basta conferir para não restarem quaisquer dúvidas: a luta pela Faculdade de Medicina de Arcoverde é uma conquista da prefeita Madalena Britto e ponto final.

Madalena Britto

Prefeita de Arcoverde.  

Nenhum comentário: