terça-feira, 18 de setembro de 2018

Prefeita Madalena sanciona para Arcoverde o Dia Municipal do Turismo

Na manhã desta terça-feira, 18 de setembro, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, promoveu em seu gabinete a solenidade de sanção oficial da Lei Municipal 2.543/2018, instituindo o Dia Municipal do Turismo, que passa a ser comemorado anualmente na cidade no dia 28 de outubro. Em Arcoverde, a data faz alusão à trajetória cultural da Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos – Super Oara, assim como o seu fundador, o músico Egerton Verçosa do Amaral, popularmente conhecido por maestro Beto.

Além do fundador da orquestra, a cerimônia contou com participações do vice-prefeito de Arcoverde, Wellington Araújo; do secretário de Turismo e Eventos, Albérico Pacheco; da secretária de Saúde e presidente do Comitê Gestor de Eventos, Andreia Karla; da presidente da Câmara de Vereadores, Célia Almeida Galindo; além das vereadoras Luiza Margarida e Cleriane Medeiros, entre servidores públicos e representantes da sociedade civil.

Abrindo o ato, Madalena Britto registrou a importância da orquestra envolvendo os 90 anos de emancipação política do município.  “A Super Oara leva o nome da nossa cidade não só para o Brasil inteiro, mas também para o exterior. Portanto, é justíssimo nós estarmos aqui assinando a Lei do Dia Municipal do Turismo, a qual voga em homenagem a um grande patrimônio cultural que traduz a orquestra”, destacou a gestora municipal.

Posteriormente, Albérico Pacheco mencionou os motivos que levaram a prefeita Madalena a homenagear a Super Oara em alusão à data. “Quando a gente trouxe para a prefeita a ideia de criação do Dia Municipal do Turismo, fizemos algumas explicações sobre este dia ser comemorado também em outras cidades do Brasil e do mundo. Acredito que no Nordeste, Arcoverde esteja sendo a cidade pioneira. Mas a data é comemorada nacionalmente e nada mais justo que também tenhamos a celebração”, pontuou o secretário municipal. “A prefeita Madalena entendeu os motivos e imediatamente lembrou do Baile Municipal de Arcoverde, onde ela homenageou mais uma vez a Super Oara pelas comemorações dos seus 60 anos de história, escolhendo o dia 28 de outubro por coincidir com a fundação da orquestra, no ano de 1958”, resumiu Albérico.

Muito emocionado, o maestro Beto da Oara agradeceu à referência atribuída pelo município de Arcoverde, recordando em seu discurso passagens memoráveis da formação e também do decorrer de 60 anos dedicados ao segmento musical. “Eu cheguei em Arcoverde para ficar, no dia 20 de maio de 1958. A minha vinda era para assumir o cargo de auditor fiscal e terminou tendo como finalidade organizar uma orquestra, porque eu estive aqui antes, tocando no carnaval com um grupo de Serra Talhada, e por coincidência o coletor estadual na época era presidente do Esporte Clube. Ele descobriu que eu era funcionário da Fazenda e que também era músico. Então perguntou se eu queria vir para Arcoverde, para organizar uma orquestra, alegando que todas as festas no Esporte, Democrático e São Cristóvão tinha que contratar orquestras de fora para se apresentar”, falou Beto da Oara, que detalhou e lembrou de figuras importantes para que o orquestra pudesse chegar aos seus tempos áureos na história de Arcoverde, como antigos carnavais promovidos por clubes sociais.

O vice-prefeito Wellington Araújo destacou em sua fala que a criação do Dia Municipal do Turismo remete a Arcoverde estar duplamente de parabéns. “Primeiro, por reconhecer o turismo, que coloca uma data específica para este setor, o qual tem tanto elevado a nossa cidade, seja nas suas diversas raízes, como o turismo religioso, esportivo, de negócios, ou como o turismo da cultura. E segundo, por também representar o maestro Beto e sua Super Oara, que simbolizam toda a cultura municipal”, frisou.

Ao final, Madalena Britto ressaltou que a “Super Oara simboliza o que há de melhor na nossa Arcoverde. Neste momento, onde estamos comemorando os seus 90 anos de emancipação política, é um grande orgulho poder estar como gestora, assim como comemorar os 60 anos da Super Oara. E esta gestão possui a marca de sensibilidade e reconhecimento pelos seus valores, nas mais diversas áreas”, enfatizou a prefeita.

Fotos: Israel Leão e Rafael Patrício 

Nenhum comentário: