segunda-feira, 13 de maio de 2019

Decoração do São João 2019 de Arcoverde terá a sanfona como elemento principal

Um dos itens que mais chamam a atenção dos turistas durante a temporada junina em Arcoverde é a ornamentação típica e esmerada para a festividade, especialmente no centro do município. Este ano, mais uma vez assinada pelo artista plástico Suedson Neiva, a decoração traz a sanfona como elemento principal do ciclo.

“Este ano os sanfoneiros da região, como Zezinho da Sanfona, Pé de Gréia, Zé Coco, Giovane do Acordeom e Cícero do Acordeom serão os grandes homenageados, então nada mais justo do que priorizar o instrumento como item visual na composição da decoração. Sendo assim, teremos réplicas de sanfonas dos mais variados tipos espalhadas pelos polos da festa”, adiantou Suedson.

As sanfonas estilizadas, rústicas e mesmo surrealistas, estarão presentes principalmente do Polo Multicultural da Praça da Bandeira, no entorno do Senadinho, na cidade cenográfica da Vila Rio Branco, montada na Praça Winston Siqueira (antiga Virgínia Guerra) e no Alto do Cruzeiro. Os demais itens da composição decorativa trarão zabumbas, triângulos, chapéus de couro e gibões, entre outros. “Nossa cultura regional tem muitos elementos importantes, mas somos a terra de João Silva (parceiro de Luiz Gonzaga) e de muitos outros instrumentistas importantes,  então é a sanfona nosso carro-chefe”, avalia o artista plástico.

De acordo com o secretário municipal de Turismo e Eventos, Albérico Pacheco, a decoração é um dos pontos fortes do São João na cidade. “As pessoas que vem de fora se encantam com os adereços e se deparam com muitas coisas que relembram as velhas festas juninas, como igrejinhas e feirinhas típicas. Assinado por uma pessoa criteriosa como Suedson, temos certeza, mais uma vez, de um bom resultado”, afirmou Albérico.

Suedson Neiva é sociólogo por formação, pela Universidade Católica de Pernambuco – Unicap. Mas, desde adolescente, atua no mundo das artes plásticas. Ele agrega no currículo diversos prêmios em salões de pintura, tendo participado ainda de exposições no Recife, Caruaru, Garanhuns e em outras cidades. Atualmente, Suedson administra atelier e espaço cultural nas dependências do Cecora.

O São João de Arcoverde, que acontece de 21 a 29 de junho, terá 10 polos de animação, sendo oito com atrações artísticas e culturais tais como Polo Multicultural (na Praça da Bandeira), Polo Raízes do Coco (Alto do Cruzeiro), Polo das Artes (no Largo do Cecora), Polo Pé de Serra (Praça Winston Siqueira), Polo da Poesia (no bairro do São Cristóvão), Estação da Cultura (na antiga estação ferroviária), Polo Rubens Pastos (antigo Polo do Rock, na escadaria ao lado do Cecora), e o Polo Vila de Rio Branco (na Praça Winston Siqueira). A festividade também contará com o Polo da Gastronomia, ao lado da Praça do Senadinho, e o Polo de Diversão, com parque para crianças e jogos lúdicos.

Arte: Robson Lima

Nenhum comentário: