segunda-feira, 6 de maio de 2019

Dia Nacional Pelo Uso Racional de Medicamentos recebe ato da Saúde de Arcoverde

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Assistência Farmacêutica Municipal – AFM promoveu, na manhã de domingo, 05 de maio, no Pátio Lídio Cordeiro Maciel, onde fica a tradicional Feira do São Cristóvão, ação para marcar o Dia Nacional Pelo Uso Racional de Medicamentos.

A automedicação traz riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação ou até a morte. "É importante ressaltar a importância de se utilizar os medicamentos de forma correta e também fazer o descarte adequado”, afirmou a farmacêutica e coordenadora da AFM, Augusta Torres. É intenção da AFM de Arcoverde realizar ações similares no decorrer no ano.

Farmacêuticos e demais profissionais da saúde estiveram, no pátio da Feira, passando orientações ao público sobre o uso correto dos medicamentos, como fazer o descarte de medicamentos vencidos; bem como realizando aferição de pressão, teste de glicemia capilar, cobertura vacinal (anti-gripe Influenza) e ainda distribuindo informativos no entorno da feira.

Os profissionais de saúde também alertaram, ainda, sobre o perigo dos medicamentos ao alcance das crianças. É preciso manter longe da criançada os medicamentos que pais ou parentes usam, principalmente os remédios de uso contínuo. Há casos em que a criança fica intoxicada ao ter acesso a esses remédios. Por isso, não se deve deixar remédios em balcões de cozinha, cômodas ou criados-mudos. Entre os remédios mais comuns tomados acidentalmente pelas crianças estão os analgésicos e outros receitados para combater problemas cardiovasculares.

Fotos: Israel Leão

Nenhum comentário: