sexta-feira, 3 de junho de 2011

Apoio à interiorização da Universidade de Pernambuco‏

Durante uma reunião de trabalho com toda a direção da Universidade de Pernambuco (UPE), vinculada ao governo do Estado, na tarde desta sexta-feira (3), o senador Armando Monteiro (PTB) comprometeu-se a reforçar as cobranças em Brasília para que o governo federal libere os recursos destinados à instalação de novas unidades e cursos no interior, principalmente nos municípios de Palmares, Garanhuns e Arcoverde.

A universidade desenvolve hoje um amplo programa de interiorização. Com recursos de uma emenda conjunta de Armando e dos deputados federais Ana Arraes (PSB) e Inocêncio Oliveira (PR), de quase R$ 30 milhões, a UPE está abrindo uma faculdade de medicina no Agreste (Garanhuns), de engenharia na Zona da Mata Sul (Palmares), de direito, odontologia e engenharia no Sertão (Arcoverde e Serra Talhada). Além disso, está construindo um novo prédio e salas de aula no Recife.

“O mais urgente neste momento é garantir os recursos de emenda parlamentar para viabilizar a unidade de Serra Talhada e a conclusão da nossa chegada a Garanhuns, onde construiremos um novo prédio, e Palmares”, disse o reitor da UPE, Carlos Calado, que coordenou a reunião com Armando Monteiro. “Tenho compreensão da importância estratégica da UPE para Pernambuco e de que ela será fundamental no nosso processo de desenvolvimento, que deve ser espacialmente equilibrado. Nosso desafio é fazer a transposição do conhecimento para o interior”, defendeu o senador.

Durante a reunião, o reitor Carlos Calado fez uma apresentação do plano de expansão da Universidade e dos investimentos que vêm sendo feitos com os recursos da emenda parlamentar. Junto com os demais dirigentes da instituição, ele apresentou também uma série de demandas que podem contar com o apoio do senador em Brasília. Além disso, pediu o apoio de Armando, como ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), para ampliar as parcerias entre as empresas privadas e a Universidade para produção de pesquisas aplicadas ao setor industrial.

Nenhum comentário: