sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pernambuco recebe visita do BIRD

Reunidos no Palácio do Campo das Princesas, os governadores do Nordeste receberam uma excelente notícia nesta sexta-feira (03). Em reunião comandada pelo anfitrião Eduardo Campos, o presidente do Banco Mundial (BIRD), Robert Zoellick, confirmou que o montante de investimentos previstos para a região em 2012 será multiplicado por sete.

No total, serão disponibilizados 3,5 bilhões de dólares (cerca de R$ 5,6 bilhões) quando a média de recursos aplicados na região a cada ano era de 500 milhões. Em entrevista concedida após a reunião, Eduardo Campos explicou que o salto é fruto de uma decisão da presidente Dilma Rousseff, que antecipou integralmente as dívidas com o BIRD, possibilitando assim o aumento na carteira de créditos.

“As obrigações do Brasil com o Banco Mundial eram de 3 bilhões de dólares que agora voltam para o Brasil direcionados para o Nordeste. Nosso esforço vai ser, a partir desse diálogo, procurar dar celeridade de nossa parte às cartas consultas e mecanismos”, afirmou, destacando que a presença de Zoellick em Pernambuco comprova a preocupação do Banco Mundial com o desenvolvimento da região.

O presidente do BIRD explicou que fez questão de se encontrar com os governadores para ouvir as demandas mais próximas da realidade nordestina. “Estamos buscando servir as prioridades de vocês. Esse diálogo nos ajuda a ajudá-los e também a reconhecer os nossos erros. O mundo está ciente de que agora existe uma nova região, está ciente do que vocês começaram a realizar, e queremos estar mais perto disso”, acrescentou.

Ao fim da reunião, Eduardo aproveitou para pedir mais agilidade na liberação dos recursos. “O Nordeste tem pressa. Tudo que estamos fazendo hoje deveria ter sido feito 30, 40, 50 anos atrás. Essa urgência não é impertinência, é a urgência que vem da rua, do clamor do povo, da esperança do povo nos nossos governos”, frisou.

E foi rapidamente atendido por Zoellick: “Eu entendo totalmente sua urgência. Então, você força de um lado e eu forço do outro para acelerarmos os processos”, disse o presidente referindo-se ao processo burocrático que cabe ao banco.

A reunião contou com uma apresentação da economista Tânia Bacelar sobre o crescimento econômico do Nordeste, seus gargalos e desafios. Apenas o Maranhão, da governadora Roseana Sarney, não participou do encontro por não possuir projetos em parceria com o banco. Recebendo o ministro da Saúde para a inauguração do Laboratório Estadual de Fármacos, o governador da Bahia, Jaques Wagner, foi representado pelo secretário da Fazenda, Carlos Martins.

BIRD EM PE – O Governo do Estado aguarda a aprovação de três projetos pelo banco. O primeiro é para o Desenvolvimento de Políticas Públicas do Estado de Pernambuco (DPL), o segundo de infraestrutura urbana, dentro do Prometrópole II, e o terceiro prevê investimentos em Arranjos Produtivos Locais, dentro do Prorural III.

Pernambuco já realizou diversas parcerias com o BIRD, entre elas investimentos no Prorural I, de 120,3 milhões, no Prorural, de 38 milhões, na educação, 206 milhões e em universalização da água, 190 milhões (todos os valores em dólares) e com contrapartidas do Governo.

Nenhum comentário: