sexta-feira, 10 de junho de 2011

Prefeitura de Bodocó realiza I Encontro de Secretários e Diretores Municipais de Cultura e Turismo do Araripe

Ações integradas com objetivo único para o Sertão do Araripe. Esse foi o conteúdo do primeiro Encontro de Secretários e Diretores Municipais de Cultura e Turismo do Sertão do Araripe, realizado na manhã desta quinta-feira (09) pela Prefeitura Municipal de Bodocó.

Os secretários Geonaldes Elhermberg (Araripina), Iana Claudia (Bodocó) e Bibi Saraiva (Exu), acompanhados de representantes das suas secretarias, reuniram-se para discutir estratégicas e soluções voltadas para o fortalecimento da cultura de do turismo da região do Araripe, que abrange os municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Ipubi, Granito, Ouricuri, Moreilândia, Trindade, Santa Filomena e Santa Cruz. A ocasião, contou com a presença do diretor de Políticas Culturais da Secretaria de Turismo de Pernambuco, Carlos Carvalho e do idealizador e coordenador do Projeto Cinema no Interior, Marcos Carvalho.

A pauta das discussões contemplou diversos assuntos, a exemplo da articulação do projeto do Centenário de Luiz Gonzaga; Rota Turística Encostas da Chapada do Araripe; criação do Calendário Turístico Cultural do Araripe; capacitação de guias turísticos; investimentos na rede hoteleira, e de bares e restaurantes; Festival de Cinema e Vídeo do Sertão do Araripe; criação do Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo do Araripe, investimentos na interiorização do Estado, dentre outros.

O assunto mais discutido durante o encontro foi o Centenário de Luiz Gonzaga, que será realizado em dezembro de 2012 na cidade do Rei do Baião, Exu. A necessidade de estruturar este evento foi muito ressaltada pelos participantes. “Nós estamos diante de um evento que não pertence a Exu, ao Araripe, a Pernambuco, ao Brasil, mas ao mundo”, disse Carlos Carvalho.

O encontro integra a programação da Semana Ecocultural, que comemora a emancipação política de Bodocó e representou o primeiro passo para que haja a interação das políticas públicas culturais e turísticas dos dez municípios do Araripe.

Nenhum comentário: