terça-feira, 7 de junho de 2011

Bodocó comemora 87 anos de emancipação política com Semana Ecocultural

O município de Bodocó, Sertão do Araripe pernambucano, completa 87 anos de emancipação política no próximo domingo (12). E para comemorar a data, a Prefeitura Municipal de Bodocó, através da Secretaria do Meio Ambiente e Turismo e da Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Segurança Comunitária, preparam uma programação diversificada.

Sob o tema “Orgulho de um povo chamado Bodocó”, as atividades da Semana Ecocultural tiveram início na manhã desta segunda-feira (06) com a participação de escolas e da comunidade bodocoense fazendo rearborização e jardinagem na Avenida Humberto Castelo Branco, em seguida, o Forró na Feira, incentivando ao som do autêntico forró, as ações voltadas para a saúde (Programa Saúde na Escola) e para o Meio Ambiente. Às 19h foi realizada a abertura oficial com a apresentação do Projeto de Reflorestamento e Recuperação da Mata Ciliar do Riacho do Piqui, no Teatro Aladino Gomes de Sá. A ocasião contou com a apresentação do Grupo Amigos do Meio Ambiente, grupo infanto-juvenil composto por alunos das Escolas Municipais Antônia Lócio da Cruz e São Francisco.

A abertura teve a presença de secretários municipais, do vice-prefeito José Claudio e de vereadores do município. O evento foi marcado pela Homenagem de Reconhecimento à Atitude Ambiental de pessoas da comunidade, como garis, artesãs, aposentados, professores e estudantes, os quais foram agraciados como forma de demonstração do bem que fazem ao município de Bodocó, através de suas atitudes, cuidando do meio ambiente.

Além destas atividades, a programação conta com sarau cultural; plantio e doação de mudas; passeata ecológica; Encontro de Secretários Municipais de Cultura e Turismo do Araripe; stand’s ecoculturais; apresentação do primeiro filme bodocoense “A Caminho do Claranã” (incluindo lançamento do DVD, livro fotográfico do Festival de Cinema do Sertão do Araripe); palestras; Encontro da APA Chapada do Araripe (participação dos Conselheiros dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí); apresentações culturais; ciclismo ecocultural; mini-maratona; Missa em Ação de Graças, além de shows com a Banda Noda de Caju e Banda VIP.

“A Semana Ecocultural está sendo realizada durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, que neste ano enfatiza o Ano Internacional das Florestas, e é neste contexto que Bodocó comemora sua emancipação política e apresenta a nossa diversidade cultural. O nosso orgulho é mostrar a cultura do município e a valorização da preservação ambiental,” disse a secretária municipal de Cultura, Juventude, Esporte e Segurança Comunitária, Iana Claudia.

Para o secretário do Meio Ambiente e Turismo, João Humberto Aires, todo dia é dia de cuidar do meio ambiente. “O importante é vivenciar de forma contínua as atitudes ambientais. A nossa proposta é fazer com que as pessoas despertem a consciência ecológica,” disse.

Nenhum comentário: