quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Assentamento do MST em Pernambuco ganha agroindústria

No assentamento Normandia do Movimento dos Sem Terra (MST), localizado em Caruaru,  a 180km de Recife, cerca de 150 famílias produzem alimentos a partir da agricultura familiar. Nesta quarta-feira (18), essas famílias foram beneficiadas com a assinatura de convênio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do Prorural, para a implantação de uma agroindústria de beneficiamento de raízes e tubérculos. O investimento é da ordem de R$360 mil e o prazo para a conclusão da obra é de seis meses.
 “O que esse projeto no Normandia significa é a oportunidade de ampliação da produção, porque aqui eles já têm uma produção organizada. Já produzem mandioca, inhame, jerimum, milho, feijão e com uma agroindústria eles vão produzir mais e melhor. Serão produtos com mais qualidade”, explicou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos.
 De acordo com o presidente da associação do assentamento, José Gomes, a agroindústria é uma conquista que vem agregar valor a produção familiar, possibilitando a entrada desses alimentos no comércio. “Vamos poder beneficiar e empacotar nossos produtos com toda a qualificação e com isso fornecer ao Programa de Aquisição de Alimentos e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, além do mercado local”, disse o agricultor.
 O convênio foi assinado por Aldo Santos e pelo gerente geral do Prorural, Walmar Jucá, durante o 23° Encontro Estadual do MST/PE, realizado entre os dias 15 e 19, no assentamento Normandia. Na ocasião, estavam presentes também o secretário executivo da Agricultura Famliar, José Cláudio, o coordenador do MST/PE, Jaime Amorim e representantes de outros movimentos sociais.
 “Esse é o nosso encontro anual em que avaliamos nossas ações e fazemos o planejamento do ano seguinte. Aqui, estamos nos preparando ainda para o sexto congresso nacional do MST, que vai acontecer em fevereiro, em Brasília”, afirmou Jaime Amorim.
 Para o secretário executivo, José Cláudio, a participação em eventos como o Encontro Estadual do MST é uma marca da gestão compartilhada do Governo de Pernambuco. “Nosso Estado tem estabelecido um diálogo constante com os movimentos sociais, conversando, escutando suas demandas e prestigiando-os em momentos especiais e importantes como esse”, destacou Cláudio.

Nenhum comentário: