segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Encontro em Carpina reúne produtores do Agreste e Zona da Mata‏

O Programa Territórios Produtivos é uma ação da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural, a fim de fortalecer as redes produtivas do Estado e elevar o nível de produção e renda dos produtores e produtoras familiares. Para sua implementação, a iniciativa utiliza os Planos Territoriais de Redes Produtivas.
Nesta terça-feira (10), no município de Carpina, serão realizadas reuniões com agricultores das redes da fruticultura, raízes e tubérculos, grãos e avicultura, de municípios do Agreste Setentrional e da Zona da Mata. Na ocasião serão apresentadas as propostas para execução dos Planos Territoriais para estas cadeias de produção. Os Planos envolvem os territórios produtivos formados por conjuntos de municípios com  atividades relevantes de produção.
A elaboração dos Planos Territoriais tem a proposta de articular políticas públicas, a fim de otimizar recursos para a promoção de melhorias nas redes produtivas e no desenvolvimento da agricultura familiar. Com a formação de grupos compostos por representantes da Sociedade Civil e do poder público é realizado um diagnóstico e através das identificações das demandas, são pactuados compromissos e investimentos para o fortalecimento das atividades rurais, beneficiando a produção e a  comercialização dos produtos do campo.
Participam das reuniões, além das organizações de produtores, representantes dos conselhos municipais, sindicatos, prefeituras, universidades, instituições de créditos e órgãos governamentais e não-governamentais. Através do Programa Territórios Produtivos estão previstos a elaboração de 56 Planos Territoriais, contemplando trabalhadores de 180 municípios e atendendo as redes da caprinovinocultura, apicultura, piscicultura, horticultura, fruticultura, avicultura, dentre outras.
Em Carpina, as reuniões acontecem nesta terça-feira (10), a partir da 9h, no Cetreino – Centro de Treinamento do IPA. Rua Padre Rocha, 1369 – Carpina.

Nenhum comentário: