quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Eduardo: "Que o Mãe Coruja seja o programa mãe de um novo estado que queremos no Brasil"‏

"O Mãe Coruja é uma atitude nova do estado, diante de um problema velho que é a exclusão e a desigualdade. É preciso acabar com o complexo de vira-lata no padrão de funcionamento do estado, extirpando valores de que se é para o pobre pode ser feito de qualquer jeito. Vamos radicalizar ao oposto, para fazer justiça social e também a maior de todas as obras, que é mudar a vida de uma pessoa". Foram essas as palavras do governador Eduardo Campos durante a abertura, nesta quarta-feira (11/12), do III Encontro Mãe Coruja, em Gravatá.

O evento, que tem como tema "A intersetorialidade como estruturadora do cuidado", segue até esta quinta-feira (12/12), apresentando os resultados alcançados, por meio do trabalho integrado de nove secretarias estaduais, nos seis anos da implantação da política pública estadual voltada para a redução da mortalidade infantil.

Implantado em 2007, o Mãe Coruja já conseguiu diminuir de 21,3 para 15,7 o coeficiente de mortalidade infantil em Pernambuco - considerando um grupo de mil nascidos vivos. Segundo o governador, alcançar tal resultado só foi possível com a superação de antigas práticas de gestão. "A integração dos braços do serviço público é a coisa mais difícil do mundo, porque primeiro é preciso vencer a cultura da elite, de um estado ainda patrimonialista, que quer ser dono de uma 'caixinha'. E esse não pode ser o foco. O foco tem que ser chegar na vida de uma pessoa que está precisando e ajudar a mudá-la para melhor", asseverou o governador.

Coube a Irailda Quitéria, 'mãe coruja" de três crianças, dar seu testemunho prático de como o programa mudou a vida de sua família. "Quando engravidei do meu terceiro filho, mergulhei numa depressão e não conseguia mais nem cuidar dos meus outros dois filhos. Com o Mãe Coruja, eu saí de casa, fiz cursos, fui orientada e isso me abriu novas oportunidades. Então, o programa me estendeu a mão, me levantou e me tirou do isolamento. Hoje, voltei a ser uma mulher ativa, a acreditar que vale a pena viver, a ter sonhos e é isso que quero passar para os meus filhos", discursou Iranilda.

O Mãe Coruja está implantado em todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), atendendo a 103 municípios. Isso significa que 109.806 mulheres e 52.072 crianças estão cadastradas e assistidas pelo programa. Só em 2013, foram realizadas 3.467 oficinas de segurança alimentar, emitidos 280 documentos de identificação; 2.569 mulheres participaram de cursos de qualificação profissional e outras 5.490 mulheres participaram dos 440 círculos de educação e cultura.

Além da qualificação das mulheres, foram distribuídos 9.742 kits do bebê (até agosto) às gestantes que fizeram sete consultas ou mais de pré-natal. Todas as crianças são acompanhadas por ações de incentivo ao aleitamento materno, de imunização, de acesso ao registro de nascimento e para que haja o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento dos meninos e meninas.

Nenhum comentário: