segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Famílias de Ipojuca aprendem a filetar e aproveitar tilápia

O curso de “Filetagem e Aproveitamento Integral do Couro e Carcaça de Tilápia” capacitou membros de 12 famílias, na Casa das Marisqueiras, distrito de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca. O objetivo dessa ação foi capacitar as famílias, representadas em sua maioria por mulheres, que dependem da renda gerada pela extração e beneficiamento do marisco e caranguejo, quanto ao desenvolvimento e importância do trabalho em grupo.

Outro foco foi promover a diversificação da cadeia produtiva de pescados da região, para que as famílias possam fornecer produtos ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) do município. Os alunos aprenderam desde a forma correta de abatimento do pescado, manipulação, armazenamento, aproveitamento dos derivados da tilápia até o preparo de receitas gastronômicas com foco na tilápia. Também receberam orientações sobre a utilização do couro para confecção de artigos e assessórios.

A iniciativa do IPA Palmares, por meio do escritório local de Ipojuca, foi em parceria com o Núcleo de Articulação e Fomento para o Desenvolvimento Rural e Sustentável (NAF), a Embrapa Tabuleiros Costeiros e a ONG Mais (Movimento de Assistência e Inclusão Social). O curso foi ministrado pela bióloga Joana D’Arc Alexsandra dos Santos (NAF – Mata Sul), com o apoio dos técnicos do IPA, João Paulo Viana (Escritório de Ipojuca) e Osmar Silva (Escritório de Cortês), e do Coordenador do NAF, Luiz Fernando Mesquita.

Nenhum comentário: