sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Ipojuca realiza carnaval tranquilo garantindo serviços de qualidade para a população

Oferecer bem estar, segurança e infraestrutura para a população e turistas. Assim foi o Carnaval do Ipojuca, considerado pelo prefeito Carlos Santana um dos mais tranquilos de todos os tempos. O reflexo disso está nas estatísticas. A festa que durou três dias no Município (domingo, segunda e terça-feira) contou com mais de 100 atrações entre bandas, blocos de carnaval e agremiações distribuídas nos polos de Ipojuca Sede, Camela, Nossa Senhora do Ó, Maracaípe, Serrambi e Porto de Galinhas. Este ano, mais de 100 mil pessoas lotaram, diariamente, os distritos onde houve foco de animação. O número de turistas que visitou o município foi superior ao do ano passado em mais de 20%. A capacidade hoteleira foi totalmente ocupada (100%), de um total de 11 mil leitos. Os turistas estiveram hospedados nas praias de Porto de Galinhas, Maracaípe, Cupe, Muro Alto e Serrambi. 

Baile Municipal – Considerado o melhor de todos os tempos, o Baile Municipal reuniu mais de dez mil pessoas no clube municipal ao som de muito frevo. O acesso à festa se deu através da troca do convite por alimentos não perecíveis. Foram arrecadadas mais de duas toneladas pelas igrejas católicas que distribuíram os alimentos nas comunidades.

Centrais de Carnaval – durante o carnaval, seis espaços foram montados para oferecer os serviços das secretarias municipais. Foi possível receber informações, preservativos, fazer denúncia de violência à mulher e conhecer os programas desenvolvidos pela prefeitura. As centrais de carnaval atenderam uma média de 300 pessoas diariamente.

Mobilidade – A Autarquia de Trânsito do Ipojuca montou um esquema especial para o carnaval. A ação objetivou o disciplinamento do trânsito durante os desfiles dos mais de 40 blocos em todos os blocos e também do tráfego dos carros dentro da vila de Porto de Galinhas e nos acessos aos hotéis e resorts. Do domingo à terça-feira, um efetivo de 60 homens e 30 viaturas foram utilizados.

Limpeza Urbana – a limpeza nos polos de animação foi garantida pelos servidores da secretaria de Infraestrutura. Aproximadamente 200 toneladas de lixo foram recolhidas em três dias de festa em todo o município. A mega operação contou com 125 garis, quatro carros pipa e seis veículos compactadores, diariamente. Entre as atividades, varrição, remoção, barrufamento de essências, lavagem, higienização dos focos de urina, além da compactação do lixo. Os dejetos foram encaminhados para o Aterro Sanitário do município.

Saúde – um batalhão de servidores da Saúde esteve nas ruas trabalhando para garantir a saúde do folião. Inspetores da Vigilância Sanitária distribuíram 500 frascos de hipoclorito de sódio para minimizar os riscos de doenças de veiculação hídrica. Também foram inspecionados 326 comércios ambulantes de bebidas e comidas, 20 restaurantes, bares e lanchonetes, seis hotéis de grande porte, 43 banheiros químicos e 10 estabelecimentos de interesse. Ao todo foram 405 inspeções, uma média de 81 por dia. Já a Vigilância Ambiental inspecionou 36 imóveis com casos suspeitos de dengue, localizou 18 criadouros do mosquito e registrou cinco notificações de casos suspeitos da doença. A secretaria ainda distribuiu para os foliões 40 mil preservativos e panfletos educativos e registra uma queda de 6% no atendimento dos serviços de urgência/emergência em relação ao ano de 2014.

Proteção à Mulher - a secretaria de Mulher esteve presente no carnaval levando informações sobre a violência contra a mulher e atendendo possíveis demandas de casos de agressão física. As equipes trabalharam em plantões nas seis centrais de serviço. Na ocasião foram distribuídos panfletos, garrafinhas d'água, bolsas e praguinhas.

Crédito : Danilo Luiz

Nenhum comentário: