quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Eduardo reúne secretariado e começa a definir metas

O governador Eduardo Campos comandou hoje (06) a primeira reunião geral com a nova equipe do secretariado estadual. Realizado no Palácio do Campo das Princesas, o encontro durou quatro horas e serviu tanto como as “boas-vindas” aos novos integrantes do primeiro escalão quanto para mostrar o ritmo forte de trabalho pretendido para os próximos quatro anos.

Titular da pasta de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo apresentou um balanço das ações do Governo entre 2007 e 2010 e o cronograma de atividades para os primeiros 100 dias desta nova administração. Já o secretário da Fazenda, Paulo Câmara, apresentou os desafios para este ano. Após as palestras, o governador fez suas considerações para depois conceder a palavra a cada um dos secretários.

Uma das maiores prioridades deste ano será compensar a perda de R$ 400 milhões que deixaram de ser repassados ao Estado através do Fundo de Participação dos Estados (FPE) em 2010 devido à crise econômica mundial. Secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar enfatizou que será preciso racionalizar os gastos para fazer essa compensação, “trocando despesas ruins por investimento, que é o que interessa à população”. “Vamos otimizar ainda mais o uso de combustível, diárias e viagens”, exemplificou.

Também ficou decidido que em fevereiro haverá 12 seminários regionais do Todos por Pernambuco – programa de ausculta que norteou as prioridades da primeira gestão. Cada reunião plenária será realizada em uma região do Estado em cidades que ainda não foram definidas.

O conjunto de demandas colhidas junto à população será o parâmetro para o estabelecimento das novas metas do Governo para os próximos quatro anos. O que não significa que a administração irá colocar o “pé no freio” neste período. “Durante a pactuação (das metas), as inaugurações de obras continuam. O Governo não vai parar”, garantiu Alexandre Rebêlo.

Em julho de 2007, foram realizados encontros do Todos por Pernambuco nas cidades de Floresta, Ouricuri, Salgueiro, Afogados da Ingazeira, Arcoverde e Petrolina (Sertão), Caruaru, Garanhuns e Limoeiro (Agreste), Palmares (Mata Sul), Timbaúba (Mata Norte). O encerramento aconteceu no Recife.

Já as reuniões de monitoramento dos 10 objetivos estratégicos do Governo terão o primeiro ciclo iniciado ainda na última semana deste mês, quando todos os secretários deverão prestar contas das ações de suas respectivas pastas ao governador.

Todos os 29 secretários empossados estiveram presentes na reunião de hoje, além do atual líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB), e o seu sucessor, Waldemar Borges (PSB). A pasta de Meio Ambiente e Sustentabilidade ainda não teve seu titular definido.

Nenhum comentário: