segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Comissão de Mobilidade da Alepe visita a Condepe/Fidem

O diretor-presidente da Agência de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco (Condepe/Fidem), Antônio Alexandre da Silva Junior, recebeu visita dos deputados estaduais Silvio Costa Filho (PTB), Aluísio Lessa (PSB) e José Maurício (PP), na manhã desta segunda-feira (13). Os parlamentares fazem parte da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Esse foi 15° encontro com representantes de instituições e setores da sociedade civil organizada. A Condepe/Fidem é mais uma entidade que contribuirá com sugestões e propostas para produção da carta aberta da Comissão, que será entregue à sociedade no mês de abril deste ano.

Entre os assuntos pautados, o projeto “Arco Metropolitano”, desenvolvido pela Fidem em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco - por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER) - foi o que ganhou maior ênfase. “O Arco Metropolitano surgiu da necessidade de resolvermos a problemática que envolve o transporte de cargas. O objetivo é fazer com que o traslado seja feito sem que haja competição no espaço viário. Estamos estudando as possibilidades de execução da obra”, explicou Antônio Alexandre da Silva.

De acordo com o presidente da Comissão, Silvio Costa Filho, o Arco Metropolitano será importante para desafogar o trânsito da RMR. “Penso que devem existir mais projetos como esse. O poderes legislativo e executivo precisam reconhecer o papel da Fidem”, disse. O deputado ainda acrescentou que “é interessante que todos os gestores municipais passem a ter uma visão metropolitana através de ações integradas, desde a coleta de lixo a ações para melhoria do transporte coletivo”.

“O Governo do Estado assumiu parte da responsabilidade de obras na RMR. Como a construção dos quatro viadutos da Agamenon Magalhães, as obras na Estrada da Batalha, a Panordestina, a Transnordestina, entre outras obras. É importante que através do Fidem nós possamos pensar em alternativas para o presente e ações para o futuro”, destacou Costa Filho.
Também presente na reunião, o diretor executivo de Planejamento e Assuntos Metropolitanos da Condepe/Fidem, Luciano Pinto, acrescentou que “se faz necessária uma legislação estadual para proteção ambiental” já que “a via cortará a região mais sensível da RMR”. Sobre o adensamento das grandes metrópoles, Antônio Alexandre da Silva lembrou que discutir mobilidade, hoje, significa pensar no espaço metropolitano como um todo e que os vários segmentos da população precisam ser ouvidos.

Costa Filho aproveitou a ocasião e fez uma proposta ao diretor-presidente da Condepe/Fidem. “Estamos solicitando a cada entidade um documento oficial com dados sobre o que está sendo feito ou planejado no âmbito da mobilidade urbana, e a Condepe/Fidem tem extrema importância nesse debate”. Antônio Alexandre da Silva agradeceu o convite da Comissão. “Ficamos muito felizes em preparar o relatório técnico com os principais pontos de contribuição da agência”. O prazo estipulado para entrega do documento é até o dia 10 de março.

A Comissão Especial de Mobilidade Urbana realizou cinco audiências públicas, com a presença de gestores e interessados. A carta aberta trará um diagnóstico com todas as informações coletadas durante as audiências e reuniões, e será distribuída em bibliotecas, universidades, prefeituras e governo estadual. “O relatório final ficará à disposição da sociedade, independente de mudanças governamentais”, frisou Costa Filho.

Nenhum comentário: