quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Água Para Todos: Bodocó será contemplado com 1000 cisternas


Bodocó, no Sertão do Araripe, é um dos municípios contemplados pelo Programa Água Para Todos, que integra o Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, executado pela Codevasf. Serão implantadas 1000 cisternas no município.
Na última segunda-feira (13), foram eleitos os membros do Comitê Gestor Municipal (CGM), para juntamente com a equipe da Codevasf 3ª SR executar as ações do programa no município.

O encontro foi realizado no Teatro Aladino Gomes de Sá e teve a participação da Codevasf, através do coordenador do Água Para Todos 3ª SR, Leonardo Cruz, e da técnica de Ação Social, Rosany Lócio, dos secretários municipais José Humberto (Infraestrutura), Eliane Teles (Desenvolvimento Social), Patrícia Novais (Saúde, que na ocasião representou o prefeito Brivaldo Alves), além de vereadores, representantes de sindicatos, associações e igrejas.

Ao CGM é atribuído o papel de identificar as comunidades e famílias que serão beneficiadas, obedecendo todos os critérios do CadÚnico - Cadastro Único para Programas Sociais. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Igualdade Racial de Bodocó também executará esse papel.

O principal parâmetro para que as famílias sejam beneficiadas é que elas tenham renda per capita mensal de até R$ 140,00, valor considerado para definir as famílias em estado de extrema pobreza.

No município, o CGM está representado pela Sociedade Civil - Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Bodocó; Associação das Mulheres de Feitoria; Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar; Igreja Católica e Evangélica. Poder Público – Secretaria de Saúde; Secretaria de Desenvolvimento Social da Mulher e da Igualdade Racial; Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos; Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Econômico e  Câmara de Vereadores.

De acordo com o prefeito Brivaldo Alves, o programa viabilizará o acesso à água pelas comunidades mais carentes do município e contribuirá para minimizar a difícil convivência com a seca no semiárido. “Sabemos que é uma enorme dificuldade a falta d’água para quem vive nas áreas de sequeiro, ainda mais num ano atípico como esse, que a chuva demorou a chegar. Agora, vamos conseguir aliviar essa necessidade de milhares de bodocoenses. Levar água é levar vida as pessoas”.

Programa – O Água Para Todos foi criado pelo Governo Federal a partir da necessidade de universalizar o acesso e uso de água pelas populações carentes, residentes em comunidades rurais não atendidas por este serviço público essencial, atendidas por sistemas de abastecimento deficitários.

O objetivo é garantir o amplo acesso à água para as populações rurais dispersas e em situação de extrema pobreza, seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais, possibilitando a geração de excedentes comercializáveis para a ampliação da renda familiar dos produtores rurais.

Nenhum comentário: