quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

“Feras” de Saúde das escolas públicas vão estudar de graça na rede privada

Vestibulandos das escolas da rede estadual que optaram por um curso da área de saúde no Prouni vão concorrer a bolsas de ensino integrais em 51 instituições privadas de Pernambuco. A novidade foi anunciada hoje (29) pelo governador Eduardo Campos, ao lançar o Programa FormaSUS. Realizada no Palácio do Campo das Princesas, a cerimônia contou com a presença e o apoio de professores, gestores de faculdades e escolas técnicas, além de membros dos sindicados ligados às várias categorias de profissionais da saúde.

Neste primeiro momento do FormaSus serão 304 bolsas de estudos, divididas entre a formação superior e a profissional. O quantitativo corresponde a 10% do total de vagas de estágio oferecidas nas unidades da rede pública de saúde. Atualmente, 3.043 estudantes do ensino privado ganham experiência profissional atuando nas UPAs, hospitais e laboratórios.

Até o momento, 51 instituições já aderiram ao FormaSUS, sendo 17 centros de ensino superior e outros 34 de nível técnico. Ao todo, serão 114 vagas para formação superior e outras 190 para os técnicos (ver entidades e quantitativo por curso no anexo). O processo de preenchimento das vagas obedecerá à classificação no Programa Universidade para Todos (ProUni). Assim, o candidato terá que ser egresso de escola pública ou bolsista integral da particular, além de residir no estado.

“Essa é uma oportunidade do aluno participar do bom ensino das instituições particulares e, assim, poder também nos ajudar a tornar o SUS no sonho de todos os brasileiros”, disse Eduardo.

Presidente de honra do Sindicato das Faculdades Privadas de Pernambuco e diretor da Faculdade Maurício de Nassau, José Janguiê Diniz traçou um paralelo entre o FormaSus e o Prouni, que já atendeu a mais de um milhão de estudantes da baixa renda no país. “Essa iniciativa deve ser aplaudida, incentivada e apoiada por todas as instituições particulares. Parabenizo esse programa que é extremamente democrático e de importância”, disse.

 A coordenadora do curso de graduação de enfermagem da Faculdade Estácio do Recife, Kátia César, acredita que esta é uma excelente oportunidade para quem não pode desembolsar valores que, muitas vezes, ultrapassam um salário mínimo. “É uma sensível determinação do governador que percebeu o disparate na ocupação das vagas que ainda ficam muito concentradas nas classes A e B“, disse. “Grande ideia de instituir um critério claro para a seleção. Um processo justo e isento de qualquer dúvida”, completou o diretor-geral da Estácio, Kesi Sodré, referindo-se à classificação dos estudantes via Prouni.

 Os estudantes poderão escolher entre os cursos superiores de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Biomedicina, Serviço Social e Psicologia. Já as vagas para nível técnico são para Enfermagem, Radiologia, Análises Clínicas, Segurança do Trabalho e Saúde Bucal.

Nenhum comentário: