quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vereador Luciano Pacheco participa da I Conferência Regional Sobre Transparência e Participação Social

Pesqueira foi a cidade escolhida para sediar a I Conferência Regional Sobre Transparência e Participação Social – CONSOCIAL. O evento aconteceu nesta terça-feira (28), e contou com representantes dos municípios que integram o Consórcio Dom Mariano: Arcoverde, Alagoinha, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Jataúba, Pedra, Pesqueira, Poção, Sanharó, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa.

O Vereador Luciano Pacheco participou da Conferência e foi eleito Delegado representando o Sertão do Moxotó.

A Conferência teve como objetivo principal promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do recurso público.

Os Eixos Temáticos trabalhados foram propostos pela Comissão Organizadora Nacional, definidos no Regimento Interno da Conferência.

O tema abordado foi “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública” os eixos estabelecidos foram: Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Com a realização da 1ª Consocial, as propostas/diretrize resultantes de todo o processo conferencial, subsidiarão a criação de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, podendo ainda transformar-se em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo, passar a compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional.

Nenhum comentário: