domingo, 9 de junho de 2013

Durante ocupação social no Ibura, Eduardo anuncia construção de Escola Técnica e obras de água

Documentos expedidos na hora, exames e resultados nas mãos, além do anúncio da nova Escola Técnica do Jordão e obras de água, marcaram a passagem pelo Ibura da terceira ocupação promovida em 2013 pelo programa estadual Governo Presente, neste sábado (08/06). O governador Eduardo Campos compareceu ao grande "mutirão da cidadania", que contou com o trabalho integrado de 15 secretarias estaduais e foi realizado na Escola de Referência Professor Jordão Emerenciano, na UR-2. As ocupações anteriores no bairro aconteceram nos dias 26/01 e em 23/02 e, juntas, atenderam a mais de três mil pessoas.

Em seu discurso, o governador lembrou como as ações do Governo Presente foram importantes para acabar com a imagem do tempo em que o Estado registrava os maiores índices de violência do País. "Teve um tempo em que as pessoas, quando iam procurar um emprego, ficavam receosas se diziam que moravam na Vila dos Milagres, nas URs ou nos Jordões. Porque na Imprensa só se falava em violência o tempo todo. E fomos para dentro dos territórios que apresentavam as maiores taxas de criminalidade. Então, a gente descobriu que, nessas comunidades enormes, nem 0,01% tinham a ver com coisas erradas, mas 99,99% estavam pagando o preço", sentenciou.

Ao chegar à escola, Eduardo conversou com as pessoas que estavam em atendimento, a fim de saber se tudo corria bem. Palestras sobre qualificação profissional e cadastramento no Portal TEM Mais Emprego foram alguns dos serviços mais solicitados. Também despertaram o interesse da população a adição e a mudança de categoria para carteira de habilitação, orientação sobre sistema de esgotamento sanitário e água e inscrição no Programa Todos com a Nota, bem como no cadastro na tarifa social.

Outro grande destaque desta ação do Governo Presente foram os atendimento de saúde. Com 72 anos, o aposentado Severino José Ribeiro dedicou a sua manhã para fazer um checkup na saúde. Fez o teste de glicemia, aferiu a pressão, mediu o índice de massa corporal, entre outros exames. Ao final, Severino recebeu as orientações das equipes médicas de plantão. A farmacêutica Manuela Bernardo concluiu o atendimento ao aposentado. "Ele está ótimo! Mas devido a sua idade, precisa tomar alguns cuidados. Basicamente, passei orientações sobre o consumo de açúcar e de sódio e ensinei como observar as informações no rótulos dos alimentos e diferenças entre o produto diet e ligth", resumiu a farmacêutica, que aconselhou o aposentado a realizar uma consulta com um médico.

Exibindo a primeira via da carteira de trabalho, a estudante Emanuelle Ferreira de Souza, de 15 anos, contou ter gasto menos de dez minutos para retirar o documento. "Fui muito bem atendida, tudo muito rápido. Sem contar que pude tirar dúvidas. Dei um passo importante para me inserir no mercado de trabalho", disse a adolescente. 

ETE E ÁGUA - Da quadra da escola Jordão Emerenciano, Eduardo decretou o início de duas importantes obras para a região: a construção da primeira Escola Técnica Estadual (ETE) do Jordão e do subsistema de água, responsável por acabar com o racionamento em 11 comunidades do Ibura.

Para a construção da ETE do Jordão, serão investidos R$ 8 milhões. A unidade ficará sediada numa área de 15 mil metros quadrados e vai beneficiar moradores de bairros do entorno, como Imbiribeira, Ipsep e Ibura. Até 2014, estarão em funcionamento 40 escolas técnicas, número oito vezes maior que as cinco unidades que estavam abertas em todo o Estado, em 2007.

Ao lado do secretário de Educação, Ricardo Dantas, Eduardo entregou três tablets do total de 207 que serão doados aos alunos do 2º ano do Ensino Médio da escola Jordão Emerenciano. "Quero anunciar o encerramento, no próximo dia 30, das obras do anexo desta escola, que garante o ensino integral no Ensino Médio e Fundamental também. Aqui, com este modelo, está o futuro da escola do nosso Estado, que valoriza não só as matérias básicas, mas prima pelo lado social, formando o cidadão para a sociedade pernambucana", antecipou Dantas.

Já as intervenções no abastecimento de água serão nos subsistemas 2 e 3, e estão orçadas em R$ 45 milhões.  "Serão novas caixas d'água e mudanças no canos para melhorar o bombeamento da água, pondo um fim no racionamento que já se prolonga por décadas e décadas", detalhou Eduardo.

Nenhum comentário: