sexta-feira, 14 de junho de 2013

Pesquisador do IPA será homenageado no XXV Senace

O pesquisador do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) Jonas Araújo Candeia será homenageado durante a realização do XXV Seminário Nacional de Cebola (Senace), que ocorre, paralelamente ao XVI Seminário de Cebola do Mercosul, o que ocorrerá em São José do Rio Pardo, entre os dias 17 e 19 de junho, no interior de São Paulo.
Jonas Araújo foi escolhido pelos organizadores do evento pelas relevantes contribuições prestadas à cadeia produtiva da cebolicultura no Nordeste. São resultados de suas pesquisas, a criação das  cultivares de cebola roxa, Franciscana IPA-10 e ValeOuro IPA-11, de cor amarela, lançadas na década de 1990 e que, até hoje, lideram o mercado de sementes, com 75% da área plantada entre os estados de Pernambuco e Bahia, alcançando algo em torno de 14 mil hectares cultivados.
 Os trabalhos desenvolvidos pelo pesquisador, além de assegurarem os avanços da cebolicultura, sobretudo na região do Vale do São Francisco, contribuem para a geração de mais de 15 mil empregos diretos na zona rural, proporcionando uma movimentação de renda estimada em R$ 180 milhões, com produção anual em torno de 279 mil toneladas.

Nenhum comentário: