sexta-feira, 14 de junho de 2013

PIB pernambucano cresceu 1,9% no primeiro trimestre de 2013

No primeiro trimestre de 2013, o Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco apresentou crescimento de 1,9%, na comparação com o primeiro trimestre de 2012. Em valores correntes, o PIB do primeiro trimestre de 2013, a preços de mercado foi estimado em R$ 31,4 bilhões. Os dados foram divulgados, nesta sexta-feira (14), pela Agência Condepe/Fidem.
A indústria pernambucana apresentou crescimento moderado de 0,2%, na comparação com o primeiro trimestre de 2012. De acordo com o Diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas, Rodolfo Guimarães, a taxa resulta do baixo desempenho da indústria da transformação, que apresentou redução de 2,5%, nesse mesmo comparativo. “A cana-de-açúcar exerce grande influência nesse setor, uma vez que é matéria-prima para o álcool e o açúcar. Sendo assim, o resultado do primeiro trimestre foi impactado pela sazonalidade do período, ocasionado pelo fim desta safra. Porém esse cenário tende a mudar nos próximos trimestres”, frisou.
Já os serviços industriais de utilidade pública foram o principal destaque neste período, com uma variação positiva de 5,9%. A construção civil registrou aumento de 0,6%. O setor de Serviços registrou crescimento de 1,4%, quando comparado com o mesmo trimestre de 2012. As atividades que mais se destacaram neste comparativo foram: transporte (4,5%) aluguéis e intermediação financeira (1,9%) e serviços prestados às famílias (5,5%).
No primeiro trimestre de 2013, a agropecuária obteve desempenho positivo de 33,9%, quando comparada ao mesmo trimestre de 2012. Esse resultado deveu-se ao crescimento das lavouras temporárias (95,1%), influenciado pelo aumento na produção das lavouras de cana-de-açúcar, e, principalmente, de milho e feijão, que apresentaram forte declínio no ano de 2012, impactados pela seca. “É preciso frisar que o crescimento da taxa das lavouras temporárias deve ser analisado levando-se em conta a base de comparação que é muito baixa”, pontuou Guimarães. As lavouras permanentes registraram incremento de 12,8%, no comparativo do primeiro trimestre de 2013 e 2012, com destaque para o crescimento na produção de uva e de banana.
De acordo com o Diretor,  a economia de pernambuco passa por um momento de mudanças. “A economia do Estado continua crescendo e não devemos tomar como base as taxas mais moderadas desse momento. A influência dos setores na economia pernambucana passa por mudanças e o que se espera é que o setor da Indústria da Transformação ganhe cada vez mais peso, principalmente, a partir de meados de 2015”, salientou.

Nenhum comentário: