terça-feira, 23 de julho de 2013

Comunidades rurais de Arcoverde ganham poços

Nesta segunda-feira (22), durante passagem pelo município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, onde anunciou a duplicação da adutora do Jatobá, o governador do Estado, Eduardo Campos, juntamente com o Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos e o Gerente Geral do Prorural, Walmar Isacksson, assinaram ordens de serviço e convênio para a perfuração e instalação de três poços em comunidades rurais da mesma cidade. O investimento é da ordem de R$72 mil e vai beneficiar 124 famílias.
De acordo com Aldo Santos, os poços são destinados às comunidades de Caraibas,  Sítio Tinideira e Queimada da Onça, que terão o acesso à água facilitado. “É importante junto com a adutora, também estarmos chegando ao mundo rural, integrando as ações de convivência com o semiárido”, destacou o secretário, afirmando que essa é uma tecnologia permanente e dependendo da vazão alcançada, o número de beneficiados pode aumentar.
Para Aroldo Andrade, do assentamento Queimada da Onça, a obra vai possibilitar o crescimento da produção familiar. “A água que temos lá é por carro-pipa, com o poço a gente pode fazer uma horta de quintal para plantar verduras. Tendo água tudo fica mais fácil, tudo melhora”, disse o agricultor.
A construção dos poços é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do Prorural. Segundo Walmar Isacksson, além da perfuração e instalação de poços, o Prorural utiliza diversas tecnologias para disponibilizar água ao meio rural. “Procuramos vários caminhos como, barragens, cisternas, pequenos açudes e poços, para atingirmos a meta de universalização do acesso à agua nas áreas rurais”, explicou.

Nenhum comentário: