segunda-feira, 22 de julho de 2013

Setor de Serviços de Pernambuco recupera confiança do empresariado

No mês de junho, o Índice de Confiança do Setor de Serviços de Pernambuco (ICS/PE) recuou 4,9%, em comparação com o mesmo período de 2012. Os dados divulgados pela Agência Condepe/Fidem, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta segunda-feira (22), revelam uma melhora na expectativa do empresariado em relação ao setor, uma vez que no mês de maio a redução do índice alcançou 8,9%. Em âmbito nacional, o ICS/BR também apresentou melhora na comparação interanual ao passar de -4,5% para  -3,3%, no mês de junho.
A melhora da taxa foi influenciada devido a avaliação dos empresários em relação ao momento presente e as expectativas futuras. O Índice da Situação Atual (ISA/PE) registrou queda de 5,2%, tendência acompanhada pelo Índice de Expectativas (IE/PE) que apresentou melhora relativa ao passar de -8,6% para -4,7%, no mês de comparação.
O Volume de demanda Atual, um dos componentes do ISA, também apresentou melhora relativa significativa ao atingir -4,2%, ante -10,1%. A proporção de empresas que avaliam a demanda como forte foi de 17,5% (ante 20,4%, no ano anterior) e como fraca 20,3% (18,9%). O quesito Situação atual dos negócios apresentou melhora relativa, ao passar de -8,8% para -6,1%, com 25,2% das empresas avaliando a situação dos negócios como boa (ante 31,2%) e 16,1% considerando-a ruim (ante 15,0%). 
As expectativas, em junho, apresentaram melhora relativa frente ao ano anterior. O indicador de Demanda Prevista avançou neste período e passou de -5,2% para 0,4%. A proporção de empresas prevendo uma demanda maior ficou em 51,5% (ante 46,2% no ano anterior) e a parcela das que esperam por uma demanda menor foi de 8,4% (ante 3,7%). O quesito Tendência dos negócios também melhorou relativamente em relação ao mês anterior, passando de -11,8% em maio para -9,5%, em junho. A proporção de empresas que projetam uma situação melhor ficou em 47,7% (ante 56,8%) e aquelas que projetam uma piora chegam aos 8,8% (ante 3,4% há um ano).
A melhora do nível de atividade do setor de Serviços no Estado, em junho, é visível devido a evolução favorável em termos trimestrais. Dos quatro segmentos pesquisados (Serviços Prestados às Famílias, Serviços de Informação, Serviços Prestados às Empresas, Serviços de Transporte e Outros), apenas em Outros, a confiança não evoluiu favoravelmente em junho. Serviços Prestados às Famílias apresentou segunda taxa positiva consecutiva (+2,5%) e Serviços de Transporte a primeira taxa positiva (+7,8%), após trajetória de sucessivas variações interanuais negativas desde setembro de 2012.

Nenhum comentário: