segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Agentes de Defesa Civil farão diagnóstico sobre gestão de riscos de desastres no Brasil

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) pretende capacitar até 2014, cerca de nove mil agentes de defesa civil no Brasil. A princípio, os cursos  serão realizados em estados com maior risco e prevalência de desastres naturais como enchentes e deslizamentos. Pernambuco está entre os dez estados brasileiros escolhidos para sediar a oficina “Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil”,demanda da Secretaria Nacional de Defesa Civil/Ministério da Integração, em colaboração com PNUD. Aqui o evento é organizado pela Secretaria da Casa Militar, através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e será iniciado logo mais às 08h30, no auditório da Secretaria da Casa Militar (Av. Cruz Cabugá, 1357), com a participação de agentes de Defesa Civil de 45 municípios pernambucanos. A oficina acontece hoje e amanhã, das 08h30 às 17h
O objetivo é discutir as necessidades locais a fim de contribuir com o diagnóstico de capacidades e necessidades de formação e gestão de risco de desastres.  “Pernambuco é uma referência nacional no socorro a vítimas e superação de desastres naturais como fizemos nas enchentes de 2010 e 2011 e estamos fazendo agora com a estiagem” explica o Secretário da Casa Militar, Cel Mário Cavalcanti.
De acordo com o Secretário Executivo de Defesa Civil da Secretaria da Casa Militar, Cel Carlos Alberto D’Albuquerque “O diagnóstico tem por objetivo alimentar a revisão e formulação de uma nova oferta formativa em gestão de riscos no país dirigida a todos os atores e agentes de proteção de defesa civil que tem atuação na área de gestão de risco de desastre.”
A Secretaria Nacional de Defesa Civil realizará 10 oficinas estaduais. Além de Pernambuco, eventos semelhantes estão acontecendo em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais e Alagoas.
Além das Coordenadorias de Proteção e Defesa Civil de 45 municípios, devem participar da oficina, representantes das Secretarias estaduais de Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Planejamento e Gestão, Agricultura, do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da Agência Pernambucana de Águas e Clima. Também foram convidadas organizações de serviços voluntários como a Cruz Vermelha e o Rádio Amador.

Nenhum comentário: