quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Governador defende questão ambiental como saída para crise econômica

O governador Eduardo Campos participou, na manhã desta quinta-feira (31/10), da abertura da segunda edição do Pernambuco no Clima, que aconteceu no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, no Recife. Na ocasião, fez uma análise sobre a atual crise da economia mundial, cuja saída "passa pela questão ambiental", conforme ressaltou. "Pela segunda vez, estamos recebendo pessoas que vêm aqui trazerem essa reflexão importante, que também fizemos e está desenhada em nosso mapa estratégico. É fundamental essa troca de experiências. O Mundo precisa pensar em como vamos prover os bens de consumo e serviços diante dos limites postos desse padrão de acumulação de capital", afirmou Eduardo.

Para o governador, o desenvolvimento sustentável é assunto da ordem do dia em qualquer lugar do mundo. Eduardo destacou os R$ 11,5 bilhões em investimentos na área ambiental do Estado. "Em Pernambuco, temos os efeitos das estiagens de um lado, das enchentes do outro, e também do avanço do mar. É fundamental o investimento em tudo que diz respeito ao cuidado com a questão ambiental", afirmou.
 
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, apresentou as principais ações do Governo do Estado na área ambiental. "É preciso fazer muita coisa ao mesmo tempo. Precisamos construir uma sociedade ‘tri-resiliente’: com resiliência social, ambiental e econômica. Não é preciso parar de crescer para ser sustentável, basta crescer no rumo certo", frisou Xavier, chamando atenção para os bilhões investidos no setor. "Estamos mostrando que é viável buscar essa sustentabilidade", declarou.
 
Ganhou destaque também o projeto nascido no primeiro Pernambuco no Clima, em 2012, de transformar Fernando de Noronha no primeiro território de carbono zero do País. Para isso, é necessário fazer a migração da fonte de energia da Ilha para eólica e solar. "Agora em dezembro, já vamos inaugurar a primeira unidade de produção solar em Fernando de Noronha, e até meados de 2014 a segunda unidade", acrescentou o governador.


O Pernambuco no Clima segue até o próximo sábado (02/11), com palestras, workshops, mesas redondas e atrações culturais na parte da noite.

Nenhum comentário: