terça-feira, 28 de abril de 2015

Paulo destaca a participação dos pernambucanos na construção do Polo Automotivo Jeep

Empreendimento foi inaugurado nesta terça-feira (28), em Goiana, com a presença da presidente Dilma e de executivos da FCA


O governador Paulo Câmara destacou a participação de Pernambuco na construção do Polo Automotivo Jeep, em Goiana, inaugurado nesta terça-feira (28) com a presença da presidente Dilma Rousseff e de executivos do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) - 80% da mão de obra utilizada para erguer o empreendimento foi composta por pernambucanos.

"Hoje é um dia muito importante para todos nós. Como governador que sou hoje, eleito pelo povo, e como secretário que fui, durante o desenvolvimento desse processo, eu fico muito orgulhoso. Orgulhoso do povo pernambucano ter participado e se dedicado a construir esse empreendimento que hoje tornou-se uma realidade. Não é fácil fazer o que nós fizemos. Demos infraestrutura a esse local, que era um grande canavial. Trouxemos gás, água, energia; fizemos as estradas. Mas tivemos, com muita satisfação, o apoio do povo de Pernambuco", cravou Paulo Câmara.

O chefe do Executivo estadual ressaltou a instalação de um Centro de Pesquisa da FCA no Recife. "Pernambuco não vai produzir apenas automóveis; Pernambuco vai pensar o desenvolvimento da Indústria Automobilística do mundo. Vamos cumprir nossos compromissos, continuar nossas parcerias com o Governo Federal, investindo cada vez mais na educação e qualificação do nosso povo", comemorou Paulo.

A fábrica de automóveis e seu parque de fornecedores integrado com 16 empresas vão responder por 6,5% do PIB do Estado; uma injeção de R$ 2,1 bilhões na economia local. As negociações para a implantação da planta começaram em 2010, ainda na gestão Eduardo Campos. Representado na cerimônia pela esposa, Renata Campos, e pelos filhos Maria Eduarda e João Henrique, o ex-governador recebeu uma homenagem da montadora, que exibiu um vídeo com suas imagens na fábrica e no anúncio do empreendimento.

O Governo do Estado atuou fortemente para garantir a instalação da planta. Foram concedidos incentivos fiscais e toda a infraestrutura necessária para viabilizar o empreendimento. Além de montar os veículos da linha Jeep Renegade, a fábrica também vai desenvolver outros modelos.

Para o vice-presidente mundial de Manufatura da FCA, Stefan Ketter, a nova planta é um marco histórico para o Estado e para o grupo. "Nós estamos muito orgulhosos com esse Pernambuco que está nos trazendo tantos resultados positivos". Sobre a mão de obra utilizada na fábrica, Ketter disse estar satisfeito com o empenho dos colaboradores. "O nosso resultado não vem das máquinas, mas sim das pessoas que aqui trabalham", afirmou o executivo, que é o responsável pelo projeto Pernambuco.

O Polo Automotivo Jeep de Goiana faz parte da estratégia global de expansão da FCA. A planta, que é a mais moderna da marca, tem capacidade para produzir 250 mil veículos por ano. De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, a inauguração do empreendimento marca a transformação da vida econômica do Estado. "A partir de hoje, a nossa história econômica toma uma rumo diferente, pois a chegada da montadora já garantiu a instalação de outras 16 empresas que abastecem a Jeep", assegurou.

A presidente Dilma Rousseff salientou a atuação do ex-presidente Lula e do ex-governador Eduardo Campos na consolidação do polo automotivo. "Dois pernambucanos comprometidos com o desenvolvimento do Estado", grifou. Na oportunidade, Dilma pontuou ainda os incentivos fiscais concedidos à montadora italiana e o esforço conjunto para manter o empreendimento no Estado. "Somos parceiros incondicionais do desenvolvimento do Nordeste e de Pernambuco", garantiu.

O processo de formação de profissionais começou com a qualificação de 8.500 trabalhadores, todos sem nenhuma experiência no setor industrial, além de jovens ainda no Ensino Médio. Além disso, estudantes pernambucanos de Engenharia tiveram a oportunidade de concluir a graduação na Itália, passando a obter a dupla titulação em Engenharia Automotiva no Instituto Politécnico de Turim.

Nenhum comentário: