quinta-feira, 6 de abril de 2017

Governo de Pernambuco reforça educação do Agreste Meridional do Estado com entrega de novo prédio da UPE-Garanhuns

Visando reforçar a educação do Agreste Meridional do Estado, o governador Paulo Câmara, inaugurou, nesta quinta-feira (06.04), o novo prédio da Universidade de Pernambuco (UPE) – Garanhuns, atendendo o processo de ampliação do Campus da unidade. Com 16 salas, o equipamento vai atender ao curso de Medicina, beneficiando cerca de 500 alunos, entre graduação e pós-graduação.  Paulo  também anunciou a instalação da primeira incubadora de empresas na unidade, além de autorizar o concurso público de 270 vagas para Analista e Assistente de Gestão da UPE. Ao todo, o Governo de Pernambuco investiu R$ 2,3 milhões nas ações.

“O processo de interiorização da universidade tem possibilitando o estudo de alunos de várias regiões, assim como a continuação da gratuidade da UPE. É muito satisfatório, diante dos desafios de uma crise econômica tão severa, poder vir em Garanhuns anunciar novos investimentos”, destacou o governador. Paulo Câmara avaliou, ainda, que o novo prédio, aliado à incubadora que será instalada no Campus, dará maiores oportunidades aos alunos. “Esses dois equipamentos vão promover oportunidade para os alunos de desenvolverem negócios para o futuro”, afirmou.

A secretária de Ciência e Tecnologia, Lúcia Melo, acredita que um ambiente integrado – Campus e incubadora – acelera o crescimento dos alunos da unidade. “É a partir de uma incubadora que se projeta e se estimula novos talentos e novas oportunidades de empreendimentos e negócios aqui para a Região. A universidade vai crescer ainda mais com essa dinâmica”, destacou. 

A incubadora, que deverá estar concluída em novembro de 2017, terá toda uma infraestrutura para apoiar o desenvolvimento e aceleração das ações empreendedoras, dando suporte à inovação e a criatividade no setor tecnológico. A estrutura contará com cinco salas para incubação, duas salas para gestão/administração, uma sala para reunião e uma sala de convivência. Com relação à autorização para o concurso público, o objetivo é preencher 270 vagas, sendo 178 para Analista em Gestão Universitária e 142 para o cargo de Assistente em Gestão Universitária na Universidade de Pernambuco (UPE).

O reitor da UPE- Garanhuns, Pedro Falcão, agradeceu o esforço do Governo de Pernambuco em investir na unidade. “Em nome dos que fazem a UPE, agradeço o olhar que o governador Paulo Câmara teve, mesmo nesse momento de crise por que passa o País. Para mim, a instalação da incubadora é um ponto de partida para trazer o Armazém da Criatividade para Garanhuns”, afirmou. 


ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – Após inaugurar o novo prédio da UPE-Garanhuns, o governador Paulo Câmara visitou o terreno onde será construída a Escola Técnica Estadual (ETE) – Ariano Vilar Suassuna, também no município. Serão investidos R$ 11 milhões na unidade, com recursos do Tesouro Estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O equipamento, que beneficiará 1.300 estudantes, deverá ficar pronto em 18 meses, a partir da assinatura da ordem de serviço.

Assim como as demais Escolas Técnicas Estaduais, a nova unidade de ensino contará com estrutura de 12 salas de aula, secretaria, arquivo, almoxarifado, hall de acesso, diretoria, coordenação, banheiros, biblioteca, sala dos professores, laboratório de informática, laboratório de ciências, laboratório de física/matemática, cozinha, despensa, serviço, recreio coberto/refeitório. Acompanharam o governador na agenda  secretários de Estado; os deputados estaduais Romário Dias e Marco Antonio Dourado; e prefeitos da região.

Fotos: Aluísio Moreira/SEI

Nenhum comentário: