segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Eleita a comissão de Cultura do Moxotó na Pré-Conferência Regional em Arcoverde

Realizada no último sábado (24), no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – Aesa, a Pré-Conferência Regional de Cultura do Sertão do Moxotó promoveu, para os participantes inscritos, a oportunidade de abordar eixos temáticos com a formação de Grupos de Trabalho (GTs), debatendo os desafios e a realidade de cada área nos sete municípios da região. A iniciativa do Governo de Estado, realizada pela Secult-PE e Fundarpe, teve o apoio da Secretaria de Cultura e Comunicação da Prefeitura de Arcoverde, sendo a última atividade do ciclo antes da Plenária Final da IV Conferência Estadual de Cultura, prevista para ocorrer no próximo mês de março, no Recife.

Antecedendo as discussões por meio dos GTs, a secretária executiva de Cultura do Estado, Silvana Meireles, explanou sobre a importância da realização da Pré-Conferência na região, evidenciando a implantação do Plano Estadual de Cultura e outras metas da atual gestão cultural em Pernambuco. Compondo a mesa de abertura, estiveram presentes o chefe de gabinete da Secult-PE e ex-presidente da Fundarpe, Severino Pessoa; a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto; o vice-prefeito Wellington Araújo; a secretária de Cultura e Comunicação do município, Teresa Padilha; o diretor de Cultura da Prefeitura de Sertânia, Júnior Cordel; e o diretor de Cultura da Prefeitura de Custódia, Antônio Galdino.

Posteriormente, Teresa Padilha saudou o público participante, falando um pouco sobre os desafios da gestão cultural no município sede da Pré-Conferência, assim como os próximos passos que serão dados pela pasta no decorrer deste semestre. “A Secretaria de Cultura e Comunicação de Arcoverde está dando andamento ao processo de implementação do nosso Sistema Municipal de Cultura, juntamente com a Lei do Conselho e o Fundo Municipal de Cultura, que serão encaminhados à Câmara Municipal de Arcoverde agora no mês de março. A prefeita Madalena já autorizou e estaremos agendando com a presidente da Câmara, para que não ocorram empecilhos e atrasos no prosseguimento destas prioridades para a cultura de nossa cidade”, informou a secretária municipal.

Já a prefeita Madalena Britto, ressaltou em seu discurso o desenvolvimento do segmento da cidade no decorrer de sua segunda gestão, com a criação da Secretaria de Cultura e Comunicação de Arcoverde, realizada em abril do ano passado, evidenciando o seu papel enquanto parceira das ações governamentais promovidas pelo Estado. “É importante frisar nesta ocasião que uma cidade que não investe e não valoriza a sua cultura, é uma cidade sem história. Arcoverde é um município muito rico culturalmente e nós queremos a cada dia explorar esta área da maneira mais participativa possível. Por isso, é importante a realização desta Pré-Conferência a nível regional, atribuindo ao que o Governo de Pernambuco está querendo concretizar, que é um Plano Estadual de Cultura direcionado aos próximos 10 anos e que com certeza, Arcoverde estará somando e contribuindo para que este ideal seja efetivamente construído”, destacou a gestora pública.

Ao final dos debates promovidos pelos GTs, Silvana Meireles fez um breve balanço das contribuições para o Plano Estadual de Cultura no decorrer de 26 Pré-Conferências Regionais e Setoriais realizadas. “Eu espero que a gente tenha montado um plano real, tanto do ponto de vista de contemplar todos os participantes, como todas as cidades, regiões e linguagens. Mas, sobretudo, que ele seja exequível. Ninguém entrou aqui propondo algo que é quase impossível de fazer, embora a gente tenha uma meta bem ousada. E é neste sentido que iremos continuar sonhando e ousados em momentos como este, sempre tendo o pé dentro da realidade”, concluiu a secretária executiva de Cultura.

Os participantes da sociedade civil elegeram os seus representantes para a composição da Comissão Setorial da região, assim como o Poder Público do município de Arcoverde, única cidade do Sertão do Moxotó que teve candidatos, também escolheu os seus dois representantes locais.         

Confira abaixo a lista dos Delegados e Comissão Setorial eleitos:

- Sociedade Civil
Ana Paula Leandro da Silva (titular)
Erika Galindo Tavares (3° suplente)
Gabriel Cavalcante Batista (1° suplente)
Luís Moreira da Silva (titular)
Maria Juliana de Aguiar (titular)
Talitha K. Paes Farias (2° suplente) 

- Poder Público
Paulo Rodolfo Alves de Araújo (titular)
Marcus Vinícius Carvalho de Magalhães (suplente)



Fotos: Israel Leão

Nenhum comentário: