sábado, 19 de junho de 2010

Palestra sobre reforma Política

Sempre que se aproxima um novo período eleitoral ou diante de novos escândalos políticos a sociedade volta a debater um assunto que há anos está na pauta do Congresso, mas com poucos avanços: Reforma Política.
 
Há um consenso de sua oportunidade em função da necessidade de melhorar a qualidade da representação política brasileira e as condições de governabilidade. Sobre este tema, realizei palestra no Rotary Club.

Na ocasião apresentei os principais tópicos de uma reforma política para o Brasil, a exemplo da definição de novas regras para financiamento de campanha, a proibição de coligações, a cláusula de barreira, o voto proporcional-distrital, a fidelidade partidária, o voto facultativo, a reeleição, critérios para divulgação de pesquisas eleitorais, horário eleitoral gratuito, entre outros assuntos.

Baseado em minha experiência nos cargos de prefeito, governador, ministro e deputado federal, destaquei a necessidade de um processo que costumo chamar de Educação para a Cidadania, pois entendo que as relações entre o povo e os seus representantes (políticos) deve ser sempre uma via de mão dupla com responsabilidades partilhadas por ambos, onde o eleitor passe a entender também o seu papel co-participativo em tudo que o eleito por ele faz.

Como conclusão das reflexões apresentadas ressaltei que o regime democrático é o melhor caminho para o desenvolvimento de uma nação e que, vivendo dentro desta ordem, devemos valorizar a confiança nas suas instituições, lutando pela transparência, ética e a correta atuação dos nossos representantes. (Joaquim Francisco)

Nenhum comentário: