domingo, 5 de setembro de 2010

Os 'ex' querem recuperar espaço

A disputa proporcional em Pernambuco traz à tona a luta de políticos que buscam retornar a mandatos eletivos depois de terem ocupado cargos conferidos pelo voto. A corrida por uma vaga de deputado federal conta até mesmo com um ex-governador e um ex-prefeito do Recife.

Mendonça Filho (DEM) e João Paulo (PT), respectivamente, chegaram à campanha por caminhos distintos. O primeiro volta a disputar cadeira no Legislativo depois de amargar duas derrotas majoritárias - em 2006, para o governo do estado e, em 2008, para a Prefeitura do Recife. Já o petista foi levado a concorrer na proporcional depois de ser preterido na disputa pelo Senado.

Sem mandato desde 2008, após ter estado por oito anos à frente do Executivo da capital, o ex-prefeito perdeu para Humberto Costa a vaga destinada ao PT na chapa governista encabeçada pelo candidato-governador Eduardo Campos (PSB).

Por suas trajetórias políticas, os dois 'ex' são cotados para figurarem entre os mais votados. Além do 'recall' das campanhas majoritárias recentes,Mendonça ocupa as bases eleitorais do pai, deputado federal José Mendonça (DEM), que não tentará renovar o mandato. Por sua vez, João Paulo, depois de dois mandatos como prefeito do Recife e de ter feito o sucessor (João da Costa, com quem rompeu em 2009), é sempre citado como a mais expressiva liderança do PT no estado.
 
Na briga pela Câmara está também a ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos (PC do B). Após comandar a prefeitura do terceiro maior colégio eleitoral do estado por oito anos, a comunista assumiu a Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. Agora, sem mandato, busca assento em Brasília.

A disputa pelas vagas da Assembleia Legislativa também conta com gente que já esteve em mandatos no Executivo. Severino Ninho (PSB), ex-prefeito de Igarassu, tenta se recolocar no 'universo' eletivo após ter se despedido do antigo cargo em 2008. De lá para cá, esteve na asessoria especial do governador e chega à campanha com o apoio do prefeito de Paulista, Yves Ribeiro. Aliás, Ninho tem a candidatura reforçada pelas bases da deputada Ceça Ribeiro (esposa de Yves), que abriu mão de disputar novo mandato.

Ex-deputados cederam espaço a filhos em eleições passadas, voltam à ativa. Carlos Lapa (PSB) tenta recuperar cadeira na Casa de Joaquim Nabuco após a filha, Carla Lapa (PSB), engrossar a lista dos políticos que desistiram de brigar por mais um mandato. O mesmo acontece com Augusto César (PTB), que busca ficar com a vaga que já foi sua, mas, que desde 2007, é ocupada por Augusto César Filho, eleito em 2006.

Na suplência - Ex-governador e ex-prefeito do Recife Joaquim Francisco é mais um ex que procura sobreviver politicamente. Depois de não conseguir renovar sua vaga de deputado federal em 2006, Joaquim deixou o DEM - ele é um pefelista histórico - e abrigou-se nas hostes governistas. Filiou-se ao PSB levado pela mão pelo governador Eduardo Campos, presidente nacional da legenda.

Até o início deste ano, o ex-democrata aparecia como potencial candidato a deputado federal. No entanto, acabou como primeiro suplente de Humberto Costa (PT), candidato a senador. Ou seja, não disputará votos diretamente, mas pode ganhar uma cadeira no Senado. Basta Dilma Rousseff ser eleita e convocar o petista para o primeiro-escalão. (Josué Nogueira) Diário de Pernambuco 05/09/2010

Nenhum comentário: