quinta-feira, 14 de abril de 2011

Agricultura: Ranilson Ramos busca melhoria da produção agropecuária de municípios do Sertão‏

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, faz visita técnica nesta sexta-feira, 15, com o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Júlio Zoé, à Estação Experimental de Arcoverde. Ramos vai discutir alternativas para reforçar os trabalhos de inseminação artificial e seleção genética de animais da raça Girolando - resultado do cruzamento entre bovinos Holandeses e Gir. A proposta é a melhoria genética dos rebanhos sertanejos.

Excelentes produtores de carne e leite, os Girolandos são animais adaptados às condições climáticas e ao regime irregular das chuvas da região do Semiárido. A raça se alimenta com palma forrageira resistente à cochonilha do Carmim nos períodos de estiagem, sem apresentar quaisquer prejuízos para os pecuaristas de base familiar do Sertão do Estado. A Estação Experimental do IPA em Arcoverde, modelo na área de reprodução animal, tem revertido seu foco para a obtenção de animais destinados aos agricultores familiares.

Apicultura - No sábado, 16, Ranilson Ramos, juntamente com o secretário Executivo de Agricultura Familiar, Aldo Santos, entrega às 9h, na Escola de Referência Professora Edite Matos, no município de Santa Maria da Boa Vista, 200 kits apícolas. Os kits serão destinados a apicultores da Associação Apis Mel e os outros 100 à Aprisco do Vale. Os recursos investidos da própria Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária são da ordem de R$ 101 mil.

Na ocasião, o secretário também entrega 30 títulos de terra a 45 famílias de agricultores que vivem no assentamento público estadual Lagoa da Pedra, situado no município de Santa Maria da Boa Vista.

Nenhum comentário: