sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dona de casa de Altinho diz que chegada de água é uma benção‏

Localizada no Agreste Central, a cidade de Altinho, a 168 km do Recife, foi o primeiro ponto de parada da comitiva do governador Eduardo Campos nesta sexta-feira (08). Ele esteve no município para inaugurar a Adutora do Camevô, o posto de atendimento da Ciretran, e a Casa da Juventude, além de entregar a reforma e ampliação da Escola de Referência Francisco Joaquim de Barros Correia.
 No início da manhã, Eduardo visitou a Estação de Tratamento de Água (ETA) do sistema de abastecimento que fornece água a vários municípios da região. A obra do Sistema de Camevô beneficia 340 mil pessoas e os R$ 49 milhões em recursos são divididos entre o Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) e o Governo do Estado. A água é captada da Barragem do Prata por meio da Adutora do Camevô, que possui uma extensão de 34 km e está localizada nas margens da BR-104 e PE-120.
 Ao lado da sede da Compesa, a população de Altinho aguardava a chegada do governador. Uma multidão viu Eduardo abrir um chuveiro colocado no local. O gesto simbolizou a inauguração do sistema. “Essa obra traz água do Sistema do Prata e agora também tem uma interligação com o sistema de Camevô para tirar a um só tempo Agrestina, Altinho e Cachoeirinha do racionamento de água, que era um limitador tanto para o conforto das famílias como para crescimento da cidade”, explicou Eduardo. Há quatro meses os serviços foram concluídos em Altinho e Agrestina. Em Cachoeirinha, o sistema passa pela etapa final de teste, que deve ser concluída até o fim de abril.
 A dona de casa Severina Josefa Bezerra, 61, disse que já chegou a ficar até 15 dias sem água. Ela conta como era a sua rotina: “Enchíamos todas as panelas e baldes para guardar água e mesmo assim era difícil manter a limpeza da casa”. Com o sistema funcionando há quatro meses, essa realidade mudou. “Agora quando vejo aquele montão de água caindo da torneira, digo: é uma bênção!”.
 Mas não foi só a chegada da água que agradou os moradores de cidade. A ampliação da Escola de Referência, que ganhou cinco laboratórios, além de reformas em toda a estrutura física, foi festejada por pais, alunos e familiares dos estudantes. A neta de Severina Maria da Silva cursa o segundo ano do ensino médio na escola. Dona Severina contou que o sonho da garota é prestar vestibular para medicina. “É importante ela ter na escola um laboratório de biologia”, disse. Na Francisco Joaquim de Barros Correia foram investidos R$ 875 mil.
 Altinho ainda ganhou uma Ciretran e uma Casa da Juventude. A Circunscrição Regional de Trânsito fica na Praça Dr. José Ferreira de Lima, 12, no centro da cidade. É o 100º ponto de atendimento do Detran no Estado e beneficia toda população de 22.363 habitantes residente em Altinho.
 Já a Casa da Juventude é uma parceria do Governo do Estado com a prefeitura de Altinho para fortalecer políticas públicas voltadas para a juventude.

Nenhum comentário: