sexta-feira, 29 de abril de 2011

Potencial do Vale do São Francisco é apresentado na Feira Nacional do Vinho (RS)‏

Ùnica região do mundo com produção de duas safras e meia de uva por ano, a região do Vale do São Francisco pode ser uma excelente oportunidade para novos investidores do setor de fruticultura, de bebidas – sucos e vinho – e do enoturismo. Para divulgar esse potencial o Governo de Pernambuco está apoiando a participação do Estado – iniciativa pública e privada – na Feira Nacional do Vinho – Fenavinho Brasil 2011, de 29 abril a 09 de maio, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.

Além do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, que compõe missão que vai à Bento Gonçalves, estarão trabalhando na divulgação das potencialidades da Região do São Franscico, representantes da AD-Diper e da Secretaria de Turismo/Empetur.

Área do Semiárido nordestino, no Vale está implantado o maior pólo de fruticultura tropical do Brasil, responsável por mais de 99% da uva exportada pelo país. Cerca de 80% vai para União Européia (48.619 mil Toneladas), 15% para os EUA (9.116 mil Toneladas) e 05% para países da América do Sul, Ásia, Oriente Médio e Canadá (3.038 mil Toneladas). A produção no perímetro irrigado é da ordem de 13,3 mil hectares e 7 mil hectares são de áreas não irrigadas, totalizando 20,3 mil hectares plantados.

A vitivinicultura é outro setor importante da economia regional. As sete vinícolas instaladas nos municípios de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco, e Casa Nova, na Bahia, processam cerca de 8 milhões de litros de vinho por ano, o correspondente a 15% daprodução nacional de vinhos finos (Dados da Valexport). A vinicultura na região detém 15% do mercado nacional e emprega diretamente 30 mil pessoas no Vale do São Francisco.

Nenhum comentário: