quarta-feira, 6 de abril de 2011

Eduardo recebe deputados e busca saídas para situação da Usina Catende‏

O governador Eduardo Campos recebeu nesta quarta-feira (06), nove deputados estaduais integrantes da Comissão Parlamentar Especial da Usina Catende. O encontro serviu para discutir a atual situação da indústria e dos seus trabalhadores e propor soluções definitivas para os problemas enfrentados pela Usina, que teve sua falência decretada em 1995.

Na próxima segunda-feira, uma nova reunião será realizada, desta vez em Brasília, com o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho e representantes do Banco do Brasil, Incra, trabalhadores, entre outras entidades. Ex-chefe de gabinete do presidente Lula, Carvalho era o responsável por acompanhar o caso no Governo Federal e, por isso, conhece todos os seus detalhes. Os secretários Maurício Rands (Governo) e Sileno Guedes (Articulação) vão representar o Governo do Estado na reunião.

De acordo com o deputado estadual Aluísio Lessa (PSB), presidente da Comissão, a Usina Catende atravessa hoje um de seus piores momentos. Dos cerca de seis mil empregados, 1.350 já receberam notificações de demissão. Destes, mil atuam no campo e o restante na indústria.

Caso os desligamentos sejam confirmados, o governador já autorizou a liberação de cestas básicas para esses trabalhadores. O Corpo de Bombeiros fará a distribuição dos mantimentos para evitar qualquer tipo de uso político indevido. A Comissão ficará responsável por entregar os nomes que devem ser atendidos ao Governo do Estado.

Outras ações emergenciais já estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado, como a edição de um programa Terra Pronta especial para as famílias dos agricultores. O Estado também analisa a possibilidade de incluir estes trabalhadores no programa Chapéu de Palha e antecipar o pagamento do benefício.

“É preciso que haja um diálogo entre todas as partes envolvidas. Todos defendem que Catende deve continuar suas atividades”, afirmou Lessa. Secretário de Articulação, Sileno Guedes destacou que um eventual encerramento das atividades da Usina Catende afetaria diretamente a economia de vários municípios da Mata Sul. “O Governo do Estado enxerga com muita preocupação a situação em que se encontra, hoje, a massa falida e se junta ao esforço que a Assembleia está fazendo para abrir caminhos e encontrar uma alternativa para preservar o dinamismo da economia na região”, afirmou.

Dos dez deputados que compõem a comissão, apenas Ricardo Costa (PTC) não participou do encontro. Além do presidente da comissão, Aluísio Lessa (PSB), estiveram no gabinete do governador os parlamentares João Fernando Coutinho (PSB), Henrique Queiroz (PR), Rildo Braz (PRP), Antônio Moraes (PSDB), Clodoaldo Magalhães (PTB), Oscar Barreto (PT), Maviael Cavalcanti (DEM) e Manoel Santos (PT).

Nenhum comentário: