segunda-feira, 18 de abril de 2011

Novos gestores da saúde escolhidos por critérios técnicos‏

O governador Eduardo Campos empossou nesta segunda (18), no Palácio do Campo das Princesas, os gestores das 11 Gerências Regionais de Saúde (Geres) aprovados através de seleção pública. Pela primeira vez em Pernambuco, a escolha obedeceu a critérios técnicos e não políticos, a exemplo do que já vinha sendo realizado na educação e na segurança pública.

A disputa pelos cargos foi acirrada e durou três meses. No total, 87 pessoas se candidataram às 11 vagas. A IX Gere (Ouricuri) foi a que atraiu mais interessados. Após a análise dos currículos, cada candidato teve que apresentar ao comitê de busca um projeto de gestão para a regional escolhida.

Representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE) e Estação Observatório de Recursos Humanos em Saúde do CNPQ-Fundação Oswaldo Cruz, além da própria Secretaria Estadual de Saúde (SES), formaram o comitê de busca responsável por avaliar os candidatos.

“A partir dessa avaliação feita, eles me mandaram uma lista tríplice e eu optei por escolher todos os primeiros lugares. É uma prática política diferente para a gente buscar a qualidade na saúde”, explicou o governador, ao final de cerimônia.

Os nomes dos escolhidos já foram publicados no Diário Oficial desta segunda-feira. Entre os selecionados, três assumem pela segunda vez o cargo: Maria Aparecida de Souza, da IV GERES (Caruaru), Alécio Galindo, da VI GERES (Arcoverde) e Clóvis Carvalho, da XI GERES (Serra Talhada).

Os outros escolhidos são: Marcelo Ferreira Falcão, na I GERES (Recife); Mário Fabiano Moreira, na II GERES (Limoeiro); Erlene Roberta dos Santos, na III Geres (Palmares); Elenilson Liberato Costa, V GERES (Garanhuns), além de Maria Auxiliadora Veras, na VII GERES (Salgueiro); Cássia Maria Feitosa, na VIII GERES (Petrolina); Tatiane Fernandes de Lima, na IX GERES (Ouricuri); e Mary Delanea dos Santos, na X GERES (Afogados da Ingazeira).

“Parabenizo o governador pelo novo processo de escolha. Vou trabalhar para fortalecer a rede de saúde em Petrolina e nas outras seis cidades que compõem a VIII Geres“, disse Cássia Feitosa, que vai comandar as ações da Secretaria de Saúde em Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina (sede), e Santa Maria da Boa Vista.

Nenhum comentário: