segunda-feira, 20 de julho de 2015

Projeto Sonora Brasil passa por três cidades do Estado nessa semana‏

Até a quarta-feira (22), três cidades do interior de Pernambuco vão receber o circuito Sonora Brasil 2015/2016, que está na sua 18° edição. O projeto traz gêneros musicais essencialmente brasileiros, vigentes em alguns estados, principalmente na região Nordeste. Com o tema “Sonoros Ofícios – Cantos de Trabalho”, aqui se apresentam Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valentes, da Bahia. 

Hoje (20), a cidade de Trindade recebe o projeto com apresentação às 20h, no Cine Teatro Laudimiro Delmondes. Amanhã (21), é a vez de Bodocó, e na quarta-feira (22), Petrolina, onde será encerrado o circuito em Pernambuco.

As Cantadeiras do Sisal trazem no seu repertório cantigas que falam de questões cotidianas, fazendo alusão à produção sisaleiro. O grupo é formado por Izabel, Alda, Ivamarcia, Carminha, Marisvalda e Cássia. As Cantadeiras são mulheres que trabalharam na produção de fibra, desde o plantio até a fabricação, e hoje são artesãs graças aos projetos desenvolvidos na região.

Os Aboiadores de Valentes, Ailton Aboiador e Ailton Jr., são reconhecidos na região da cidade de Valente, que fica a 240 quilômetros de Salvador. O pai trabalhou lidando com o gado, transportando boiadas pelos campos, e o filho, desde criança, o acompanhava. Na sua adolescência de Ailton Jr. A dupla começou a se formar cantando aboios e toadas.

Sonora Brasil - É um projeto temático que tem o objetivo de desenvolver programas identificados com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. O programa “Sonoros Ofícios” vai circular pelas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste em 2015, enquanto o “Violas Brasileiras” passa pelos estados do Sul e Sudeste, cada um com a participação de quatro grupos em cada tema. Em 2016, as ordens das apresentações serão invertidas.


Programação:

Dia 20 – Trindade

20h – Cine Teatro Laudimiro Delmondes

Dia 21 – Bodocó

20h – Hotel Bodocó, Av. Mal Umberto Castelo Branco,181

Dia 22 – Petrolina

20h – Sesc Petrolina, Rua Pacifíco da Luz, 618, centro

Nenhum comentário: