quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Programa Mãe Coruja acompanha ações em Arcoverde

O programa Mãe Coruja faz nesta quinta-feira (12/02), no município de Arcoverde, um acompanhamento da iniciativa que beneficia cerca de 4 mil mulheres e famílias na região. Os 22 profissionais de 24 cidades vão debater problemas e apresentar soluções para melhorar a coordenação dos serviços.
Na localidade, a mortalidade infantil é umas das maiores do Estado. Os dados fechados de 2006 mostram que, na região de Arcoverde, a média é de 24 crianças mortas a cada mil nascido-vivos. Em Ouricuri, o número chega a 28 bebês mortos a cada mil nascido-vivos. Uma situação crítica, de acordo com os padrões desejados pela Organização Mundial de Saúde.
Na reunião, assistente-sociais e psicólogos vão relatar dificuldades e apresentar soluções, além de receberem uma breve capacitação em saúde da criança. "Vamos avaliar toda a situação, para melhorar o programa nesses locais", afirmou Cristina Rodrigues, especialista do Programa Mãe Coruja.
O Mãe Coruja, criado há dois anos, já está presente em 24 municípios. No final do ano, a expectativa é de que 95 municípios passem a contar com os serviços oferecidos pelo programa, cujo objetivo é reduzir a mortalidade materno-infantil, garantindo atenção integral às gestantes, aos seus filhos e às famílias.
O programa coordena projetos oriundos de sete secretarias do Governo de Pernambuco, além de cadastrar a gestante até o primeiro trimestre de gestação e identificar suas vulnerabilidades. Entre outras atividades, são realizados pelo Mãe Coruja exames pré-natal, distribuição de enxoval, capacitação profissional e registro de nascimento civil. Tudo para que a mãe possa criar seu filho em melhores condições sociais.(pernambuco.gov.br)

Nenhum comentário: