quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Uma oposição mais dura na Alepe


Com Augusto Coutinho na liderança, o embate entre oposicionistas e governistas na Assembleia tende a ser mais duro, até pela proximidade da eleição
Os 49 deputados estaduais retornaram segunda, dia02, aos trabalhos na Assembleia Legislativa, após o recesso parlamentar de fim de ano. Na pauta, a preocupação de fortalecer as bases eleitorais para viabilizar a reeleição ou voos eleitorais mais altos. Em ano pré-eleitoral, há uma certeza na Casa de que o tom do embate entre governo e oposição fique mais elevado, com críticas incisivas à gestão e à figura do governador Eduardo Campos (PSB). Antes, a imagem do governador era preservada pelo então líder Pedro Eurico (PSDB), ex-arraesista que possui ligação pessoal com setores do governo e com o próprio Eduardo.

Para o segundo biênio da legislatura, Isaltino Nascimento (PT) continua como porta-voz do Palácio do Campo das Princesas na Casa. Na oposição, Augusto Coutinho assume a liderança da bancada. Agora, o DEM está presente nos principais postos de oposição a Eduardo e à gestão do PT no Recife. Na Câmara Municipal, a liderança da oposição ao prefeito João da Costa é da vereadora Priscila Krause (DEM). O presidente estadual do DEM, Mendonça Filho, adotou uma postura mais crítica desde o ano passado, quando concorreu – e perdeu – a Prefeitura do Recife.

Mesmo com uma oposição mais firme na Assembléia, o governador não vai encontrar grandes problemas para aprovar projetos do Executivo – o que o próprio Coutinho admite. Dos 49 deputados, Eduardo tem ampla maioria. Em conversas reservadas, governistas trabalham com uma projeção de que, se o Palácio for forte na articulação, pode chegar a ter 41 votos em plenário. Até no DEM, que possui uma bancada com sete membros, há deputados que votam com o governo, como Dilma Lins e Sebastião Rufino.


augusto coutinho.com.br

Nenhum comentário: