sábado, 28 de março de 2009

Começa 1ª etapa de vacinação de 2009 contra febre aftosa

A abertura oficial da 1ª Etapa de Vacinação Contra Febre Aftosa, deste ano, vai ser na próxima terça-feira (31), às 20h, no Clube Cafuzo, em Águas Belas, Agreste do Estado, com a participação de estudantes da Zona Rural do município. O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ângelo Ferreira, e a gerente geral da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – Adagro, Erivânia Camelo, farão uma explanação sobre a importância da imunização para criadores e para o setor pecuário do Estado. No dia 1º, às 9h, haverá vacinação simbólica na Fazenda Gameleira, naquele município.
O período de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa vai de 01 a 30 de abril. A imunização é obrigatória, determinada por lei. “O criador que não vacinar seu animal e não declarar a imunização nas unidades da Adagro recebe multa e fica impedido de transitar com o animal, vender, expor e enviá-lo para abate”, alerta a gerente geral da Adagro.
Este ano, o Governo do Estado comprou 300 mil doses da vacina para distribuir gratuitamente em áreas de assentamentos, indígenas e quilombolas. “Essas áreas são consideradas de risco pelo Ministério da Agricultura e requer atenção especial”, explica Erivânia Camelo. Na última etapa, realizada em outubro de 2008, foram vacinados 93% do rebanho pernambucano que é de mais de 2 milhões de animais.
Novidade – A Adagro está lançando projeto piloto para recolhimento das embalagens vazias das vacinas. Cada escritório da Agência servirá como ponto de coleta. O produtor está sendo incentivado a levar a embalagem quando for declarar na Adagro a compra da dose e a vacinação do animal. Dessa forma, a Adagro pretende evitar que as embalagens sejam descartadas no meio-ambiente. Todo o material recolhido será enviado para reciclagem. (pe.gov.br)

Nenhum comentário: