quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

DETRAN-PE é exemplo de educação no trânsito

O diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, acompanhado do seu diretor Geral, Sebastião Marinho, recebeu hoje (03), em seu gabinete, o Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte, Eduardo Machado, e o Sub Coordenador de Educação de Trânsito do DETRAN-RN, José Bruno de Souza. Na oportunidade, eles conheceram os programas de Educação no Trânsito que vêm sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Autarquia pernambucana e o Pátio de Provas, que conta com dois protótipos de bicicleta. Ação que Machado pretende implantar em RN.

Ribeiro explicou que, o pátio de exames práticos do Órgão conta com bicicleta para que os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) possam ser avaliados com relação aos cuidados que deverão ter com ciclista, a exemplo da preservação da distância regulamentar de 1,5 m exigida pela legislação de trânsito.

Segundo Machado, o objetivo da visita, que foi a primeira da sua gestão, foi aprofundar o conhecimento a cerca dos programas desenvolvidos pelo órgão, além de discutir ações que o DETRAN-PE vem desenvolvendo em relação a educação. 

Já quanto a fiscalização, Ribeiro destacou que, por determinação do governador Paulo Câmara, o DETRAN-PE vem trabalhando unindo fiscalização e educação, o que nos proporcionou uma redução de 25% nos acidentes em Recife, que tem uma frota de 700 mil veículos, em 35% nos 14 municípios da Região Metropolitana e 20% no interior do Estado de Pernambuco. Isso resultou em uma economia aos cofres do Governo de Pernambuco de 350 milhões de reais.  “O DETRAN-PE vem reforçando o investimento em educação de trânsito, pois acredito que motorista bem educado, é motorista consciente e responsável pela sua vida e a do outro. Não adianta só autuar ou apreender veículos, temos que partir para o trabalho educando os futuros condutores, nas escolas, capacitando professores, que serão nossos multiplicadores da educação no trânsito”. 

Nenhum comentário: