sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Prefeitura de Arcoverde inaugura simbolicamente CAPS I Infanto Juvenil

 

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Arcoverde inaugurou, na tarde desta quinta-feira, 13 de agosto, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I Infanto Juvenil. O equipamento fica localizado na Rua Mário Melo, n° 306, no centro do município.  

A solenidade simbólica contou com participações da prefeita Madalena Britto, da secretária municipal de Saúde, Andreia Britto, das representantes do Núcleo Regional da Infância e Adolescência e Defensoria Pública de Pernambuco, Vera Lúcia Siqueira Duarte e Bruna Oliveira; da diretora da VI Geres, Renata Remígio; da presidente do Poder Legislativo, Célia Almeida Galindo e da também vereadora Luiza Margarida, entre membros do Conselho Tutelar de Arcoverde e integrantes da equipe de trabalho responsável pelo novo equipamento, que tem como coordenadora Valéria Resende.

Dando abertura à cerimônia, a secretária municipal da pasta, Andreia Britto, fez os cumprimentos aos presentes e abordou o empenho da rede municipal para que mais uma etapa atribuída à área de saúde mental de crianças e adolescentes fosse concluída. “Estamos aqui para inaugurarmos este equipamento tão importante. A Defensoria Pública, assim como a Promotoria, a Vara da Infância e o Conselho Tutelar, sabem do quanto que a gente lutou para este equipamento estar em Arcoverde, porque nós temos várias demandas de crianças e adolescentes que precisam deste serviço. Foi uma luta extensa, durou algum tempo, mas o importante é que hoje nós estamos aqui concretizando esse sonho de estar cuidando das nossas crianças e adolescentes”, enfatizou Andreia Britto, afirmando em seguida, o comprometimento da equipe para iniciar as atividades, que também conta com na área de atuação com a pactuação do município de Venturosa.

Representando a Defensoria Pública de Pernambuco e o Núcleo Regional da Infância e Adolescência, Vera Lúcia Siqueira Duarte fez o uso da palavra, ressaltando a ajuda que o CAPS I dará nas ações já colocadas em prática na cidade de Arcoverde. “Fico muito grata à Prefeitura por conta desse novo equipamento e destaco que a gestão municipal jamais se negou em qualquer coisa para a Vara da Infância. Nós temos a Casa de Acolher, que é maravilhosa. Temos aqui todos esses espaços e agora essa equipe, que vai cobrir tudo e nos dar toda a continuidade de ações que necessitamos na Vara da Infância, porque jamais os poderes podem ficar separados”, afirmou.

Encerrando a solenidade simbólica, Madalena Britto frisou em seu discurso o trabalho que vem sendo feito pela Secretaria Municipal de Saúde, para que iniciativas atribuídas à área de saúde mental pudessem ser alcançadas.  

“Desde 2014 que nós sonhamos com esse equipamento do CAPS I. Esse sonho nós perseveramos até 2020. São seis anos que estamos lutando para concluir esse grande sonho de Arcoverde e iniciamos com o CAPS AD III, porque o II já existia, e para concluir o ciclo desse programa que eu considero de grande importância no nosso município. Quero dizer que sozinhos nós não seremos nada, nem ninguém. Para puder tudo isso acontecer, nós precisamos e vamos continuar precisando de uma equipe multidisciplinar que se encontra aqui, dedicada e competente, que eu tenho certeza que fará o seu trabalho da melhor forma possível”, destacou a gestora municipal.

A unidade, que terá seus trabalhos dedicados às crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo usuários de crack, álcool e outras drogas, agrega em sua equipe multidisciplinar médico psiquiatra, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, pedagoga e técnico educacional.  

 

Fotos: Israel Leão e Rafael Patrício 

Nenhum comentário: