sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O enterro voltando da porta do Cemitério

Por Pierre Lucena, Acerto de Contas

Duas coisas neste mundo são surpreendentes. Uma delas é o futebol, que é capaz de fazer com que um lance inesperado mude completamente uma partida ou decisão, como por exemplo naquela final de 1993, entre Náutico e Santa Cruz no Arruda, onde o tricolor estava mortinho em campo, com um jogador a menos, e em 5 minutos tudo mudou e o Santa foi campeão.

A outra é o processo eleitoral.

Duas semanas atrás o grupo que posa para a foto acima saia absolutamente devastado das urnas. Jarbas teve uma derrota acachapante, obtendo ridículos 14% dos votos válidos, Maciel também saiu massacrado, e Jungmann estava apenas ampliando o conhecimento de seu nome. Sergio Guerra nem na foto apareceu.

O tsunami parecia que não deixaria com que essas pessoas sobrevivessem politicamente.

Mas eis que um lance inesperado, com Serra conseguindo chegar ao segundo turno, e encontrando um PT atordoado, com uma candidata demonstrando grande fragilidade política, faz com que tudo possa mudar.

Já não se fala hoje na impossibilidade de Serra ganhar a eleição no fim do mês. O que ninguém imaginava pode acontecer.

Se Serra ganhar, tudo muda por estas bandas.

Jarbas ganha sobrevida, pois terá algum prestígio (eu disse algum) com Serra, Jungmann pode virar Ministro, Raul Henry pode virar o favorito para a eleição de Prefeito do Recife (já que a atual gestão está caindo pelas tabelas), e Sergio Guerra, que todos imaginavam (inclusive eu) que estaria morto, vira imediatamente primeiro-ministro, e candidato a Governador do Estado. Até Maciel poderia acabar virando Ministro do STF.

Falta falar de alguém da foto?

Claro que sim. Olhe direitinho que lá está Roberto Freire, que até algumas semanas atrás estava por aqui escrevendo seus artigos, e agora, deputado-federal por São Paulo, e presidente do PPS, poderá ressurgir politicamente com grande força.

A verdade é que a derrota de Dilma será um verdadeiro desastre para a Frente Popular de Pernambuco.

Quando todos davam a oposição como morta, pode ser que o enterro volte da porta do cemitério.

E o mundo todo olhando para o resgate dos mineiros no Chile, e nem perceberam que aqui em Pernambuco estão resgatando a oposição de um buraco muito mais profundo.

Esse sim será o maior resgate da história.

Uma lição para aqueles que acham que bom mesmo é oposição exterminada. Pode ser bom para o Governo, mas péssimo para a democracia.

Nenhum comentário: