quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Pernambuco está pronto para as oportunidades geradas pelo Pré-sal

“Nós não temos grandes desafios tecnológicos e nem inviabilidade econômica para produzir o Pré-sal”. Essa foi a mensagem passada pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, durante o seminário sobre o Pré sal e o futuro do Brasil, realizado nesta quarta-feira (27) no Recife.

O governador Eduardo Campos participou do evento que reuniu cerca de 450 pessoas no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). “Quero dizer que Pernambuco está unido para aproveitar as oportunidades e para lutar para que o Pré-sal seja do Brasil”, afirmou.

Eduardo voltou a defender o sistema de partilha dos royalties do Pré-sal entre os todos os estados da nação e recebeu o apoio de Gabrielli. “Defender o mesmo marco regulatório dos tempos em que havia o monopólio do petróleo é de fato privatizar parte da receita do Pré-sal brasileiro”, emendou o presidente da Petrobras.

Na apresentação do seminário, Gabrielli mostrou os índices de crescimento do setor petroleiro no País, sobretudo de 2003 para cá, creditadas às decisões políticas tomadas nos governos do presidente Lula. Coube ao presidente do Porto de Suape, Fernando Bezerra Coelho agradecer os empreendimentos trazidos ao Estado.

“A Refinaria Abreu e Lima, os estaleiros e o maior polo petroquímico da América Latina são resultado de três decisões estratégicas da Petrobras”, disse. Já o presidente da Refinaria, Marcelino Guedes, defendeu que o desafio está em “perenizar” o momento de desenvolvimento que Pernambuco atravessa.

Nenhum comentário: