segunda-feira, 11 de julho de 2011

Arcoverde realiza Conferência Municipal de Saúde

Teve início na sexta feira, dia 08 a Segunda Conferência Municipal de Saúde, do Município de Arcoverde. O evento que aconteceu até o sábado, 09/07, no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde que discutiu as ações e as demandas do SUS, a nível municipal e tem com intuito contribuir com Sistema Único de Saúde.

 Na abertura, estavam reprentantes da Secretaria Muncipal de Saúde, além do diretor administrativo da VI GERES, Everaldo Maciel, coselheiros municpias de Saúde, vereadores, além do presidente do Conselho Gestor do Hospital Regional Ruy de Barros Correia.

Ainda na sexta feira, foi realizada um conferência, pela integrante do Conselho Estadual, Lndinere Jane, que falou sobre o tema; "Todos(as) usam o SUS! O SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro".

Já no sábado, os trabalhos foram iniciados com a discussão e aprovação do Regimento da 2a Conferência Municipal de Saúde. Em seguida, foi realizada uma mesa redonda que discutiu os Eixos I, II, III, IV: Controle e Seguridade Social; Gestão do SUS: Acesso e Acolhimento com qualidade - Um desafio para o SUS, cuja exposição foi a cargo do Conselheiro Estadual, Henrique Eduardo.

Durante as apresentações de propostas, Lindinere Jane, do Conselho Estadual, propôs que a sociedade civil organizasse a Carta de Arcoverde, documento que relataria para a instancia estadual a situação da saúde do munícipio de Arcoverde.

O regimento foi aprovado com apenas um voto contrário. Na ocasião, foram eleitos delegados representantes da secretaria municipal, dos trabalhadores e dos usuários, que representarão os pleitos do municipio, na Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá no Centro de Convenções, em Recife. No relatório final da Conferência, ainda foram incluídos uma Carta relataando a situação da Saúde em Arcoverde e o Regimento Interno do Conselho Gestor de Saúde do Hospital Regional Ruy de Barros Correia. (Roberto e Romero)

Nenhum comentário: