quarta-feira, 13 de julho de 2011

Armando Monteiro: “A maior coalizão deste País é a do gasto público”

O senador Armando Monteiro voltou a alertar sobre a necessidade de mais investimentos na infraestrutura do País e cobrou do setor público uma ação mais efetiva neste sentido, lembrando que nos últimos anos apenas 1% do Produto Interno Bruto (PIB) foi destinado ao setor.

“Os 12 pontos percentuais de elevação da carga tributária no Brasil, ao longo desses últimos 15 anos, não se traduziram em uma ampliação da capacidade de investimento do setor público. A China investe 7% em infraestrutura”, comparou.

Para o senador pernambucano, o aumento do investimento público só ocorrerá com a contenção do crescimento do gasto corrente. Ele mostrou preocupação com o fato do Brasil destinar 6,5% do PIB ao pagamento dos serviços da dívida pública, enquanto países emergentes gastam menos de 2%.

“A maior coalizão deste País é a do gasto público. A toda hora nos é endereçada uma conta. As corporações se organizaram cada vez mais para pressionar o Estado brasileiro. Como resultado de tudo isso, a capacidade de investimento declina e não é suficiente para investir na infraestrutura de transporte”, criticou.

Nenhum comentário: